As conquistas do Campeonato Brasileiro de 1990 e do Mundial de Clubes de 2012 do Corinthians, completam mais um ano de vida.
Foto: Divulgação/Corinthians
O Corinthians celebra nesta quinta-feira (16) o aniversário de duas conquistas marcantes na sua história, uma é o título do Campeonato Brasileiro há 31 anos atrás e o outro o Mundial de Clubes que completa 9 anos em 2021.
Arte: Divulgação/Corinthians
Para o torcedor corinthiano é difícil esquecer o dia 16 de dezembro, na lembrança vem dois títulos inesquecíveis e históricos, como não lembrar da primeira conquista de campeão brasileiro e do bicampeonato mundial.
Estas conquistas estão na memória dos corinthianos, que a cada ano fazem questão de relembrar esses dois campeonatos que foram conquistados.
O brasileiro de 90 foi conquistado em cima do rival São Paulo, após duas vitórias por 1 a 0 (gols de Wilson Mano e Tupãnzinho) no Morumbi, o título encerrou com a marca corinthiana de ser um time que só ganhava títulos paulistas ou regionais (Torneio RJ/SP).
Então somente com 80 anos de história o clube conquistou um título nacional, em 1977 o Timão foi vice-campeão brasileiro ao perder para o Internacional, no Beira Rio por 2 a 0, tinha sido a oportunidade mais próxima de ser campeão brasileiro.
A equipe de 90 era limitada, o grande jogador era Neto, o homem das bolas paradas, por sinal o camisa 10 do Timão era o protagonista do alvinegro, ele carregou o time nas costas e muitos o colocaram como o grande responsável pela primeira conquista nacional do Corinthians.
O mundial de 12 foi em cima do Chelsea (ING), vitória por 1 a 0 gol de Guerrero no Yokohama Stadium (JAP), assim o Corinthians calava a boca dos rivais definitivamente.
O outro mundial do Timão em 14 de janeiro de 2000 no Maracanã em cima do Vasco, nos pênaltis por 4 a 3 após empate de 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, os antis até hoje não consideram o Mundial de Clubes de 2000, mesmo a competição tendo a chancela da FIFA, como o seu primeiro mundial de clubes.
A equipe que conquistou o mundo em 2012 era praticamente a mesma que conquistou a Libertadores em 4 de julho de 2012 diante do Boca Juniors por 2 a 0, no Pacaembu com gols de Emerson Sheik, a conquista continental acabou com a chacota dos rivais em relação a falta desse título pelo alvinegro.
Assim deixava de ser um time com conquistas estaduais, regionais e nacionais, passando a ter títulos internacionais inconteste pelos seus rivais, então depois de forma inédita pintar a América do Sul de preto e branco, 12 anos depois o mundo voltou a ser do Todo Poderoso Timão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário