A partir de 2025 teremos a unificação dos campeonatos nacionais de futebol no Brasil, depois do acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) - Brasileirão D1, D2 e D3 e a Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA) - Liga BFA.
Uma nova era para o Futebol Americano no Brasil (FABR) na temporada 2025, com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA) que anunciaram, na terça-feira (11), em uma nota conjunta a unificação do campeonato brasileiro de futebol americano, deixando de lado a divisão entre as duas entidades que organizavam duas competições nacionais desde 2022, agora depois de três temporadas teremos um campeonato nacional mais competitivo, com aumentos comerciais na modalidade, fomentação, desenvolvimento e fortalecimento do esporte pelo país.
Após diversas reuniões entre as entidades, uma inclusive na última segunda-feira (10), que definiu acordo entte as partes para unificação dos torneios nacionais, o documento foi assinado pelos presidentes Cris Kajiwara - CBFA e Marcel Dantas - ACFA, as federações deixaram claro que em breve daram mais detalhes sobre a competição, como regulamento e forma de disputa, depois de reunião e aprovação dos times participantes.
"Nós da CBFA estamos felizes com a unificação, pois entendemos que era um passo necessário para evoluir a modalidade em todos os sentidos. Um campeonato nacional forte poderá ajudar no desenvolvimento das equipes por todo o território brasileiro, além de criar um produto com forte apelo comercial, ainda mais diante fis últimos acontecimentos para o esporte, como a vinda da NFL para o Brasil e o Flag Football como esporte olímpico", disse Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano.
Há nove anos atrás teve a Superliga 2016, um campeonato nacional unificado promovido pela CBFA, no ano seguinte foi criada a ACFA, e surgiu a BFA que permaneceu até 2019, foram três temporadas prósperas do campeonato brasileiro de futebol americano, devido a pandemia não tivemos campeonatos em 2020 e 2021, com a volta das competições no país em 2022 surgiram dois torneios nacionais, devido a divergência entre as entidades.
Abaixo a nota conjunta das federações
A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA) informam à comunidade através desta nota que, após algumas reuniões, ambas as instituições chegaram a um acordo para unificar os campeonatos nacionais a partir desta temporada (2025).
A medida é vista como benéfica para a modalidade por ambas as instituições, que reiteram o compromisso em fomentar e desenvolver o esporte por todo o território nacional, além da possibilidade de criar um Campeonato Nacional mais competitivo e com maiores possibilidades comerciais, diante de um cenário extremamente promissor.
Nos próximos dias, novos detalhes da competição serão revelados, como o regulamento e fórmulas de disputa, após discussão e aprovação dos times participantes. De antemão, será mantido o formato de três divisões que a CBFA utilizou nos últimos anos no Brasileirão de FA, permitindo que todos os times do país possam aderir à disputa de uma competição nacional, dentro de um cenário que lhe permita ter competitividade e atenda suas demandas.
Todos os títulos nacionais da Liga BFA dos últimos anos serão reconhecidos pela CBFA, e a gestão da nova competição nacional será conjunta entre as duas entidades, reforçando que os times são fundamentais para que tenhamos êxito na nova fase na qual entrará a modalidade.
Um novo passo, um novo nacional, para um novo momento do FABR.
"A ACFA nasceu com o objetivo buscar o desenvolvimento do Futebol Americano no Brasil , e pautada por esse direcionamento organizou a Liga BFA desde 2016. Após vários anos trabalhando em paralelo com a CBFA, entendemos que era o momento de buscar essa unificação e construir de maneira conjunta os próximos passos do nosso esporte. O Futebol Americano vive um momento crescente no Brasil, seja em virtude do aumento de interesse do torcedor pela NFL e pelo FABR, ou pela presença do Flag Football nas Olimpíadas, e esperamos que com essa unificação possamos criar um ambiente de crescimento contínuo 3 estruturado para os times nacionais", explicou Marcel Dantas, presidente da Associação de Clubes de Futebol Americano.
O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano unificado terá um novo nome e uma nova marca, com isso será o único esporte coletivo com representantes em todas as regiões do Brasil na primeira divisão, as federações garantiram a manutenção de três divisões nacionais como era no Brasileirão da CBFA nesses últimos três anos, dando a oportunidade para várias equipes do país de disputarem uma competição nacional, ampliando a presença do futebol americano na nação.
Nessa nova fase do futebol americano brasileiro, as federações farão a gestão conjunta do novo campeonato nacional, os títulos nacionais da Liga BFA dos últimos anos serão reconhecidos pela CBFA, para o esse novo momento da modalidade no país, os times exerceram um papel fundamental para o sucesso da nova competição.