sábado, 11 de maio de 2019

A diferença das dores: pós treino e de lesão

Segundo o site VivaBem, torcer o pé correndo ou levar uma pancada no joelho são lesões fáceis de identificar, pois a dor vem na hora, pois sinais como inchaço, vermelhidão, hematoma ficam evidente, mas e quando aparece um desconforto inesperado na coxa, no joelho, no ombro, como identificar se é uma lesão ou apenas uma dor "normal" por causa de um treino mais puxado.

Então saiba como diferenciar a dor muscular pós-treino e a dor da lesão, são dores que apresentam o mesmo sintoma, pois uma é consequência da outra, a lesão surge da dor muscular, pois com mais de cinco dias de dores na região com certeza é uma lesão, e deve ser tratada de forma medicamentosa, fisioterápica, ou se grave a cirúrgica, já muscular com o relaxamento dos músculos ela é sanada.
Após fazer um atividade física muito intensa é comum sentir dor e rigidez muscular, esse desconforto costuma atingir durar até três a cinco dias, se a dor é aguda ou não diminui nesse período pode ser sinal de lesão, hematoma, inchaço e vermelhidão na região indicam uma contusão, ao qualquer desconforto anormal que não passa ou volta a cada treino, é indicado que procure um médico.
Dor Muscular
Ao iniciar uma atividade esportiva, mudando os treinos nas academias, aumentando a carga dos exercícios, ou uma atividade de grande esforço, nos dias seguintes vem o cansaço e a dor muscular progressiva junto com a rigidez dos músculos.
Reflexos: Fadiga e rigidez muscular; Dor generalizada, Falta de força, Limitação dos movimentos
"É uma resposta fisiológica do organismo e indica que, seja pela falta de preparo físico, seja pela intensidade do exercício, os músculos foram submetidos a um grande esforço que gerou muitas microlesões. A dor é um sinal de que a musculatura está passando por um processo inflamatório de regeneração", explica Moisés Cohen, presidente da Sbot (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em entrevista ao VivaBem do UOL.
A dor pós-treino tem seu pico entre 24 a 48 horas depois da atividade física e pode durar até três a cinco dias, isso não impede a prática dos exercícios, um bom aquecimento é fundamental para diminuição do incômodo, mas se o corpo estiver muito dolorido, é melhor não forçar e descansar, evitando gerar uma situação mais grave para musculatura, que é a lesão.
Lesão
Segundo a ortopedista Alessandra Masi, professora do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo e membro da Sbot, "Se o desconforto muscular não diminuir em três a cinco dias após o treino ou for uma dor aguda e latejante, pode ser sinal de uma contusão. A presença de hematoma, vermelhidão ou inchaço local também são indícios de que você sofreu uma lesão."
Ao sobrecarregar alguma região durante o exercício, ao longo prazo isso pode levar a uma contusão, então isto é o indicador da lesão presente no seu corpo, ao sentir o desconforto sempre no mesmo lugar ao se exercitar. Por exemplo: se ao correr um dia você sente dor no quadril, no outro na lateral do joelho e no outro na canela, então a região não se recuperou bem do esforço a que foi submetida no treino anterior, se toda vez que correr a dor é na lateral do joelho ou no glúteo, algo está errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...