Alcançar treis ou quatro títulos é para poucos, sintetiza uma temporada extremamente vitoriosa e apenas um seleto grupo alcançou esta glória.
Na história do futebol brasileiro apenas 10 clubes tem a honraria da tríplice coroa (treis títulos por competições oficiais na mesma temporada) já a quádrupla coroa (quatro títulos no ano) com quatro times nesse grupo, nessa linha se enquadra também a tríplice coroa internacional (libertadores, mundial e recopa sulamericana em sequência) com apenas duas equipes.
Isso só vem a tona agora devido a recente conquista da tríplice coroa (Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil) do Atlético Mineiro, com isso o Galo além de entrar no seleto grupo de 10 equipes, quebrou um tabu de 18 anos, já que a última tríplice coroa no país com esses campeonatos, tinha sido do seu rival o Cruzeiro de Luxemburgo, Alex e Cia em 2003.
No Brasil a primeira tríplice coroa foi com o Bahia em 59 (única), depois veio o Santos que teve uma sequência jamais alcançada de 62, 63, 64 e 68, sendo que apenas em 64 foi que conquistou os treis títulos, nos outros anos levou quatro taças, depois disso o clube praiano não voltou a ter essa conquista.
Depois desse início do tricolor baiano e do alvinegro praiano, demorou 13 anos para aparecer um novo time a conquistar a tríplice coroa, foi o Flamengo em 81.
Onze anos após surgiu o São Paulo que levou a tríplice coroa em 92 e a quádrupla coroa em 93, ainda em 93 o Palmeiras também alcançou treis títulos na temporada. Ainda na década de 90 o Grêmio alcançou esse patamar em 96.
Nos anos 2000, Paysandu em 02 e Cruzeiro 03, passaram a fazer parte do grupo e o São Paulo voltou a aparecer em 2005.
Em 2019 outro novo integrante o Athletico Paranaense, nesse mesmo ano o Flamengo surgiu novamente, no ano seguinte o rubro-negro alcançou a quádrupla coroa e também o Palmeiras voltou a aparecer, e finalizando em 2021 o Atlético Mineiro se juntou a turma dos 10.
Arte: Divulgação/estatísticasdofut
Agora no grupo da quádrupla coroa temos: Santos (62, 63 e 68), São Paulo (93) e Flamengo (20). Já pela tríplice coroa internacional, Internacional - 06/07 e Corinthians - 12/13.
Artes: Divulgação/estatísticasdofut
Nenhum comentário:
Postar um comentário