quarta-feira, 13 de abril de 2022

A Lusa subiu

 A Portuguesa empatou em 1 a 1 com o Rio Claro no Canindé e conseguiu o acesso ao Campeonato Paulista da Série A1. 

Foto: Divulgação/Portuguesa

A Portuguesa estará na primeira divisão do Campeonato Paulista em 2023, após o empate em 1 a 1 com o Rio Claro no último sábado (9), no Canindé, no jogo da volta pela semifinal da Série A2 do Paulista e conquistou o tão sonhado acesso a Série A1 do Paulista no próximo ano.

 Já que na partida de ida no dia 2 de abril, a Lusa venceu por 1 a 0 no Augusto Schmidt Filho em Rio Claro, assim o empate contra o galo azul em casa foi o suficiente para o rubro-verde retornar ao principal estadual do país, foram sete temporadas na Série A2 do Paulista do time do Canindé. 

Foto: Divulgação/Portuguesa

No jogo do acesso a Portuguesa contou com um grande apoio da sua torcida, que se fez presente com quase 13.000 pessoas (o público total foi de 12.968), um número relevante para média habitual de público no Canindé. 

O apoio do torcedor lusitano foi importante para Portuguesa conseguir o grande objetivo da temporada, o retorno ao Campeonato Paulista em 2023, após ter sido rebaixada em 2015, em bom número no Canindé a torcida da Lusa exerceu um papel essencial na arquibancada dando força para equipe em campo, que conseguiu o tão sonhado acesso a primeira divisão estadual. 

Foto: Divulgação/Portuguesa

Agora a Portuguesa vai em busca do tricampeonato do Campeonato Paulista da Série A2, já que foi campeã em 2007 e 2013, a disputa pelo título da competição terá início na próxima quinta-feira (14), às 19h no Estádio Walter Ribeiro em Sorocaba, contra o São Bento, a volta está marcada para o dia 17 de abril às 19h no Canindé,  o último título da Lusa foi a Copa Paulista em 2020.

Os últimos anos da Portuguesa foram de más administrações, gerando dívidas e uma grave crise financeira no clube, o Estádio do Canindé chegou a ser leiloado algumas vezes, mas sem interessados foram   suspensas  pela justiça.

O atual presidente Carlos Alberto Castanheira que assumiu a Lusa em 2020, tem feito uma administração decente, minimizando o caos financeiro no Canindé, no seu primeiro ano a equipe foi campeã da Copa Paulista e obteve a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D. 

Agora no último ano de mandato de Castanheira, a Portuguesa obteve acesso ao Campeonato Paulista de 2023 e está na final da Série A2 do Paulista contra o São Bento,  é a Lusa devagar voltando ao caminho de onde não deveria ter saído, no cenário estadual o objetivo foi alcançado, agora resta se estabelecer novamente no cenário nacional, nesse caso será um trabalho a médio e a longo prazo.
 
A situação problemática no clube refletiu teve reflexo no campo, a Portuguesa que 2011 foi apelidada de Barcelusa, devido ao futebol ofensivo e envolvente  praticado pela equipe no Campeonato Brasileiro da Série B, chegou a ser comparado com o Barcelona da Espanha na época, esse foi o último grande momento da Lusa no cenário nacional. 

Depois em 2013 a Portuguesa foi rebaixada para Série B devido ao caso Heverton, após esse descenso seguiu em queda vertiginosa, no ano seguinte caiu para Série C, em 2016 a queda para Série D, onde jogou em 2017 e 2021, já no âmbito estadual caiu três vezes (2006, 2012 e 2015), foram seis descensos em 10 anos (2006 a 2016).

Para retomada ao cenário nacional será necessário ganhar a Copa Paulista 2022, pois a título da competição dá vaga a Série D em 2023, o que representa o primeiro passo da Lusa rumo ao seu ressurgimento  no cenário nacional. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...