segunda-feira, 23 de maio de 2022

O senhor pontos corridos

 Pep Guardiola conquistou 10 títulos nacionais (1° divisão) em 13 disputados na sua carreira como técnico. 

 

Foto: Divulgação/TNT Sports

Guardiola é simplesmente o treinador mestre em campeonatos de pontos corridos, ele sabe muito bem como ser competitivo nesse tipo de competição, tanto que na sua carreira como técnico são 10 títulos e 3 vices, disputando treis ligas diferentes (La Liga, Bundesliga e Premier League). 

O senhor pontos corridos que depois de 16 anos (90 a 06) como jogador profissional (volante), iniciou a carreira de técnico em 2007 no Barcelona B e logo na sua primeira temporada foi campeão da terceira divisão 07/08, esse início lhe deu a chance de treinar o Barcelona onde ficou de 08 a 12, posteriormente foi para o Bayern de Munique ficando de 13 a 16 e desde de 16 está no Manchester City. 

O técnico espanhol de 51 anos, tem se tornado especialista em nacionais por pontos corridos, nos quase 15 anos de carreira como treinador ele tem o total de 11 títulos de liga (contando a 3° divisão espanhola), um expert em campeonatos de pontos corridos.

Somente em 12, 17 e 20 não foi campeão, mas chegou ao vice-campeão, provando temporada após temporada que comanda equipes para brigarem pelo título nacional, independente de qual liga disputa. 

Mesmo com o aproveitamento de 78,5% em conquistas  de ligas nacionais, Guardiola tem outras conquistas nacionais e internacionais, mas os títulos em campeonatos de pontos corridos representam um pouco mais de um terço dos seus 31 títulos na carreira de treinador.

O que ainda pesa para Pep é conquistar outra vez a Champions League, da qual é bicampeão (09 e 11), triunfos ainda do seu início de carreira  como técnico do excelente Barcelona de Messi, Xavi, Iniesta e Cia, o mais próximo que chegou foi no City na temporada 20/21, quando perdeu a final inglesa da Liga dos Campeões para o Chelsea por 1 a 0.

Agora ainda em êxtase pela conquista espetacular da Premier League na última rodada da competição no último domingo (22), com a vitória de virada frente ao Aston Villa por 3 a 2 em casa, detalhe perdia por 2 a 0 até os 26 minutos do 2° tempo, mas em 5 minutos definiu o triunfo. 

Guardiola parte para merecida férias, para  temporada 22/23 uma certeza clara é que o City mais uma vez irá brigar pelo título da Premier League e quem sabe conseguistar a tão desejada Champions League, o que será excelente para o técnico e os torcedores dos citizens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cremonese segue sem vencer o Verona

Os tigres chegam ao quarto jogo sem vitória diante do amarelo e azul, são uma derrotas e três empates, o último triunfo foi o 2 a 1 em Cremo...