terça-feira, 12 de julho de 2022

Noruega mudou a postura e levou um chocolate

 A seleção norueguesa feminina de futebol, se postou de forma reativa contra a Inglaterra, diferentemente da vitória de 4 a 1 diante da Irlanda do Norte. 

Foto: Trond Tandberg/Getty Images

A mudança tática da Noruega diante da Inglaterra pela 2° rodada do Grupo A da Eurocopa Feminina 2022, foi determinante no seu insucesso contra as donas da casa, a equipe que na estréia contra as norte irlandesas  aplicou a goleada por 4 a 1, devido ter iniciado no 4 3 3 propondo o jogo e posterior a ampla vantagem mudou para o 4 4 2, contra as inglesas se mostrou diferente com um 4 4 2 bem reativo e depois no 4 5 1 para evitar um mal maior, mas mesmo assim acabou levando 8 a 0 das leoas.

Pode se colocar como um respeito excessivo da Noruega diante da Inglaterra, no Amex Stadium em Brighton e Hove, na segunda-feira (11), uma equipe que foi agressiva contra a Irlanda do Norte e defensiva contra as inglesas, mostra como as norueguesas tiveram posturas completamente diferentes nos dois jogos, que fez o time ir do céu ao inferno na Eurocopa Feminina, lhe deixando em uma situação complicada na competição. 

Na goleada contra a Irlanda do Norte, Engen era a volante, Maanum e Graham Hansen as meias e na frente Eikeland, Reiten e Hagerberg, dando a ofensividade a equipe, mas após o 4 a 1 o técnico  Martin Sjorgren, dentre as substituições a entrada da Risa no lugar da Maanum mudou o time que começou a jogar no 4 4 2, dando uma potência menor no ataque.

Do time que entrou em campo contra a Inglaterra, teve três mudanças em relação contra as norte irlandesas, Tuva Hansen, Rosa e Saevik foram titulares, elas que entraram no segundo tempo com o jogo já decidido, dando mostra que o técnico da Noruega já estava preparando o time para ser reativo diante das donas da casa.

O 4 4 2 mostrava um meio campo com duas volantes Engen e Risa, Saevik pela direita e Reiten tinham que atuar como meias para a bola chegar na Graham Hansen e Hagerberg, o time norueguês apostou em ter duas linhas de 4 para bloquear as leoas inglesas e jogar no erro da equipe adversária em contra-ataques e bolas paradas.

Mesmo assim a Noruega tinha uma grande falha do lado esquerda da sua defesa, onde a a Inglaterra se aproveitou muito bem e desse lado foi onde saíram 5 dos 6 gols das inglesas na primeira etapa, o que destruiu definitivamente as norueguesas, a Thorisdottir sofreu com a White, ela fez pênalti e perdeu uma disputa de bola com a inglesa, nos dois lances a equipe da casa fez os gols.

O lado direito ofensivo das inglesas foi tão efetivo com Stanway, Bronze e Mead diante das norueguesas Engen, Blakstad e Thorisdottir, que no segundo tempo Martin Sjorgren teve que sacar Saevik, assim o time passou a jogar no 5 4 1, então Graham Hansen saiu do ataque e foi para o meio, com a entrada da zagueira Bergsvand, para evitar que o time tomasse mais gols, mesmo assim a equipe ainda levou dois gols, terminando 8 a 0 para Inglaterra. 

Contra a Inglaterra a Noruega mudou taticamente porque se tratava principalmente de uma equipe melhor tecnicamente que a Irlanda do Norte, jogando em cas as inglesas não iriam abrir mão do seu jogo ofensivo, prevendo isso o técnico das norueguesas armou uma equipe defensiva, isso porque as inglesas tem um apoio ofensivo forte com Stanway, Kirby, Bronze, Mead, Hemp e White, sendo o lado direito como o ponto mais forte, até a volante Walsh as vezes chegava a frente, empurrando o time norueguês no seu campo defensivo. 

O duelo entre Inglaterra x Noruega foi o primeiro pela Eurocopa Feminina na história, as inglesas nunca haviam vencido as norueguesas em casa, em seis jogos dois empates e quatro vitórias das nórdicas, agora as britânicas quebraram esse tabu, a mesma situação era em competições da UEFA (Eliminatórias para Eurocopa e Copa do Mundo) mas com um empate e cinco vitórias favorável ao time norueguês, agora na história temos três vitórias da Inglaterra, dois  empates e onze vitórias da Noruega, com 18 gols das inglesas e 32 gols das norueguesas. 

Antes dos 8 a 0 a Inglaterra havia ganho da Noruega em 27/06/2019 nas quartas de final da Copa do Mundo por 3 a 0, já as norueguesas tinham vencido as inglesas em um amistoso em 03/09/2019 por 2 a 1, além de 2019 a Inglaterra eliminou a Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2015.

Na última rodada pelo Grupo A, a Inglaterra já classificada em 1° cumprirá tabela contra a eliminada Irlanda do Norte na próxima sexta-feira (15), às 16h, no St. Marys Stadium em Southampton, já a Noruega jogará no mesmo dia e mesmo horário e irá  para o tudo ou nada contra a Áustria, no Amex Stadium em Brighton e Hove, em duelo que vale a classificação para ambas as quartas de final.



 






  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...