A seleção uruguai conquistou o título inédito da Copa do Mundo Sub-20 - Argentina 2023, após vencer a Itália por 1 a 0 na grande decisão.
Foto: Eurasia Sport Images/Getty Images
Enfim o Uruguai pode soltar o grito de campeão mundial Sub-20, depois de bater na trave duas vezes 1997 e 2013 para Argentina e França, os uruguaios vibraram muito com a conquista inédita na sua terceira final da categoria, apesar da superioridade frente aos italianos, que abdicaram de jogar e limitaram em se defender, o gol do título saiu apenas aos 40 minutos do segundo com Luciano Rodriguez. Foi um 1 a 0, mas poderia ter sido 2 ou 3, demostrando como a celeste foi superior na decisão em La Plata no Estádio Ciudada de La Plata, no último domingo (11).
O título coroa a boa geração uruguaia que vinha do vice-campeonato sulamericano, jogadores como: Randall Rodriguez (goleiro), Sebastian Boselli (zagueiro), Alan Maturro (lateral esquerdo), Fabrício Diaz (volante), Franco González (meia) e Luciano Rodríguez (atacante), foram essenciais para conquista inédita uruguaia.
Outros destaques do Uruguai foram os atacantes Juan Cruz de Los Santos e Anderson Duarte, que conquistaram a titularidade no decorrer da competição (fases eliminatórias), Duarte por sinal fez 3 gols em 4 jogos como titular e acabou como artilheiro uruguaio. Assim o Uruguai entrou para o seleto grupo dos 12 países campeões da Copa do Mundo Sub-20.
Agora o Uruguai se junta a Gana, Espanha, Rússia, Alemanha, Inglaterra, França e Ucrânia, com um título conquistado, os outros campeões são: Sérvia (2) e Portugal (2), Brasil (5) e Argentina (6).
A campanha uruguaia na Argentina.
Fase de Grupos - 2° lugar no Grupo E
4 x 0 Iraque
2 x 3 Inglaterra
1 x 0 Tunísia
Oitavas de final
1 x 0 Gâmbia
Quartas de final
2 x 0 EUA
Semifinal
1 x 0 Israel
FInal
1 a 0 Itália
Em 7 jogos 6 vitórias e 1 derrota com 12 gols marcados e 3 sofridos.
A Copa do Mundo Sub-20 era pra ser realizada na Indonésia em 2021, mas foi cancelada devido o COVID-19, após decisão da FIFA em 24 de dezembro de 2020 o país asiático foi definido como sede em 2023, porém a entidade máxima do futebol mundial em 29 de março de 2023 retirou o mundial da Ásia, porque os indonésios foram contra a participação de Israel na competição, pelo fato do país ser a favor da Palestina.
Diante desta situação a FIFA teve que escolher uma nova sede para o torneio, Catar e Argentina disputaram para ser a nova sede da Copa do Mundo Sub-20, o título da Copa do Mundo 2022 acabou sendo decisivo para os argentinos, assim em 17 de abril de 2023, a FIFA anunciou a Argentina como a sede da competição nesse ano.
A Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2023, foi realizado de 20 de maio a 11 de julho, por 24 seleções nas sedes La Plata (Ciudad La Plata), Mendoza (Malvinas Argentinas), San Juan (Del Bicentenário) e Santiago del Estero (Único Madre de Ciudades), na Argentina.
Com o título uruguaio a América do Sul quebrou a sequência de quatro títulos da Europa - França (2013), Sérvia (2015), Inglaterra (2017) e Ucrânia (2019), a última conquista sulamericana tinha sido com oo Brasil em 2011, agora a América do Sul tem 12 título, Europa 10 e África 1.
Um fato histórico foi alcançado na Argentina, o goleiro Randall Rodríguez (Uruguai) alcançou o recorde de Cristhofer Tosselli (Chile) - 2007 e Mika (Portugal) - 2011, com seis jogos sem sofrer gol, mas diferente dos outros dois o uruguaio foi campeão e se Anderson Duarte tivesse feito gol na decisão com a Itália teria chegado ao recorde de Lionel Messi em 2005 com quatro gols em quatro jogos eliminatórios.

Nenhum comentário:
Postar um comentário