quarta-feira, 12 de julho de 2023

Mais uma da Uefa com a Conmebol

Depois de reativar a Finalíssima, as entidades do futebol criaram a Finalíssima Feminina e agora surge o Desafio de Clubes.

Arte: Divulgação/Conmebol 

As maiores confederações do mundo no futebol decidiram se aproximar no dia 12 de fevereiro de 2020, a partir daí iniciou a parceria entre as entidades e a forma clara de aproximação entre Uefa e Conmebol foi reativação e criações de novas competições com seleções ou times dos dois continentes, assim ressurgiu a Finalíssima (Eurocopa x Copa América) , a versão feminina da Finalíssima e agora com a criação do Desafio de Clubes Uefa Conmebol, que foi anunciado no dia 7 de julho, duelo entre os campeões da Liga Europa e da Copa Sulamericana.

Essa proximidade também pode ser notada há alguns anos em competições da Conmebol  na América do Sul, nesse ano surgiu uma novidade na Copa Sulamericana que foi a disputa dos playoffs (3° Libertadores x 2° Sulamericana das fases de grupos) que dá o direito a vagas nas oitavas de final da  competição contra o primeiros colocados dos grupos (fase de grupos), é a Conmebol sendo influenciada pela Uefa nas suas competições.  

 O acordo entre as entidades foi renovado em 15 de dezembro de 2021 garantindo a parceria entre Uefa e Conmebol até 2028, assim em 1° de junho de 2022 a Finalíssima voltou a ser realizada com o duelo entre Itália e Argentina em Wembley, Londres (ING), vitória por 3 a 0 dos argentinos e bicampeonato, em 2023 surgiu a versão feminina com Inglaterra x Brasil, no mesmo local do masculino no dia 6 de abril,  após 1 a 1 no tempo normal nos pênaltis 4 a 2 para as inglesas e outras virão daqui pra frente.

Finalíssima

1985 - França 2 a 0 Uruguai - Parque dos Príncipes, Paris (FRA)

1993 - Argentina 1(5) a 1(4) Dinamarca - José María  Minella, Mar del Plata (ARG)

2022 - Argentina 3 a 0 Itália - Wembley,  Londres (ING)

2023 - Inglaterra 1(4) a 1(2) Brasil - Wembley, Londres (ING) - Feminina

 No dia 19 de julho às 17h, no estádio Ramón Sánchez Pizjuan em Sevilha (ESP), Sevilla x Independiente del Valle disputarão o Desafio de Clubes Uefa Conmebol, a disputa será em partida única após o empate no tempo normal a decisão do campeão terá disputa de pênaltis.

O Desafio de Clubes Uefa Conmebol é mais um torneio  da parceria Uefa Conmebol, será  a terceira disputa em um pouco mais de um ano, como o acordo vai até 2028 então novas edições dos torneios serão realizadas. 

A primeira edição será piloto e irá se chamar "Antonio Puerta XII" em homenagem ao ex-jogador do Sevilla ,que faleceu , aos 22 anos, após sofrer uma parada cardíaca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cremonese segue sem vencer o Verona

Os tigres chegam ao quarto jogo sem vitória diante do amarelo e azul, são uma derrotas e três empates, o último triunfo foi o 2 a 1 em Cremo...