segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

O abismo entre Europa e América do Sul

 A disputa dos últimos mundiais de clubes está escancarando a grande diferença econômica, técnica e fisica, entre as equipes dos continentes mais relevantes do futebol mundial.

Arte: Divulgação Conmebol

É claro e evidente que existe um abismo entre o futebol europeu e o sul-americano, só para se ter uma idéia da grande distância entre os continentes recentemente é que o último título mundial de um clube da América do Sul foi no distante ano de 2012 e o mais curioso é que foi o bicampeonato mundial do Corinthians, assim nos últimos 11 torneios mundiais somente as equipes europeias levaram o título,, agora a Europa tem 37 títulos contra 26 da América do Sul. 

A superioridade do futebol europeu frente ao sul-americano vem se tornando evidente logo após ao surgimento da Lei Bosman (15 de dezembro de 1995), antes da lei a América do Sul tinha a vantagem de 20 a 14 em títulos de Mundial de Clubes, a partir de 1996 a situação se inverteu com a Europa obtendo uma ampla diferença de 23 a 6.

A Lei Bosman surgiu para fortalecer os clubes europeus já que atletas pertencentes a Comunidade Europeia passaram a não serem considerados estrangeiros, antes havia um limite de atletas com um total de três estrangeiros e dois "assimilados", a partir daí permitiu aos jogadores o poder sobre as suas carreiras, como poder sair dos clubes ao final do contrato ou assinarem pré-contratos seis meses antes do fim dos vínculos. 

Até 2012 os clubes sul-americanos exerceram uma certa resistência frente aos europeus nos mundiais de clubes, tanto que até ano da conquista do Timão o placar de títulos mundias estava em 26 a 26, mas a partir de 2013 o domínio dos clubes europeus é total, não dando nenhuma chance das equipes da América do Sul de conquistar um título sequer, evidenciando o abismo entre os continentes. 

Na época a Lei Bosman foi considerada como o "fim da escravidão do futebol", na prática acabou acentuando as diferenças econômico entre os clubes europeus e o resto do mundo, tornando uma disputa desigual para os sul-americanos em manter seus melhores jogadores, o poder econômico influencia em bons jogadores, aumento do nível técnico da equipe e estrutura de excelência aos atletas. 

O Mundial de Clubes iniciou como Copa Intercontinental em 1960 e durou até 2004 com a disputa entre os campeões europeus e sul-americanos, a princípio em dois jogos (1960 - 1979), depois em jogo único no Japão (1980 - 2004) em 2000 com a 1° edição do Mundial de Clubes da FIFA contando com todos os campeões continentais e de um representante do país sede, este que desde 2005 é o único que vem sendo disputado. 

Em 2024 ressurgirá a Copa Intercontinental, mas com equipes campeãs continentais e o europeu só jogando a final, a partir de 2025 terá o mundial da FIFA  com 32 equipes do mundo e será disputada de quatro em quatro anos.

Com o grande poderio financeiro dos clubes europeus ultimamente os jogadores sul-americanos estão indo para Europa cada vez mais jovens, citando o Brasil os maiores exemplos recentes são: Endrick (Real Madrid), Vitor Roque (Barcelona) e Moscardo (PSG) que com 18 anos estarão no futebol europeu em 2024.

Assim não se tem uma perspectiva nem a curto, médio ou longo prazo do futebol sul-americano se aproximar da Europa, se antes havia uma disputa com os clubes europeus nos mundiais de clubes, nos últimos 10 anos isso se tornou inviável ou diria impossível, pois a diferença entre os continentes é gritante. 

Isso tudo porque há 28 anos com o advento da Lei Bosman isso estava claro que a hegemonia europeia uma hora iria ficar evidente, esta lei acabou sendo o alicerce para soberania europeia, já que mesmo tendo um situação financeira superior em relação a América do Sul, ainda tinha desvantagem em conquistas de mundias de clubes para os sul-americanos, então a medida enfraqueceu o concorrente e a Europa se tornou soberana no mundo.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A NFL chegará ao Brasil

A Liga fará seu primeiro jogo na América do Sul em 2024, o Brasil foi o país escolhido e a Neo Química Arena em São Paulo será o local desse evento esportivo histórico, ainda sem data e confronto definido.

Foto: Divulgação NFL Brasil

O que era apenas um sonho distante agora se tornará realidade, a NFL virá ao Brasil em 2024, a liga americana de futebol americano fez o anúncio através do perfil da NFL no twitter na última quarta-feira (13), a realização do primeiro jogo no hemisfério sul que será na Neo Química Arena em São Paulo. Os times e os valores dos ingressos do jogo da NFL no país será divulgado no início do ano que vem.

O jogo da NFL na Arena do Corinthians será realizado provavelmente na primeira semana da temporada regular, em comunicado o Corinthians colocou que a partida deverá acontecer na Data Fifa, para não prejudicar a equipe de futebol, há duas opções em 2024 devido aos jogos entre seleções nos períodos de 2 e 10 de setembro e 7 e 15 de outubro. 

"Nosso foco é em São Paulo, queremos começar fazendo isso certo em todas as maneiras, certamente podemos pensar no futuro em outras cidades, obviamente o Brasil tem outras cidades como o Rio, mas esse anúncio histórico é sobre São Paulo e o comprometimento com a NFL, eu não poderia estar mais orgulhoso", explicou Peter O'Reilly, vice-presidente executivo da NFL.

No Brasil a Neo Química Arena, foi o único a se aproximar dos critérios de infraestrutura e capacidade que a liga procurava, ficando a frente até do Maracanã no Rio de Janeiro. Existe na NFL a rotação entre mandantes em jogos internacionais, na última partida fora dos EUA o mandante foi uma equipe da AFC,, assim o duelo em São Paulo será um time da AFC x Miami Dolphins, este que ultimamente vem tendo um contato mais próximo com o país, a equipe da Flórida tem relações comerciais com o mercado brasileiro desde 2021, quando a liga distribuiu os direitos internacionais entre as franquias e o Miami Dolphins ficou com o Brasil.

NFL - NEO QUÍMICA ARENA

"A SPTuris e a prefeitura de São Paulo tiveram o papel fundamental para a NFL no Brasil, nos apresentaram a oportunidade e adoramos a bela oportunidade, nos deu um olhar para o futuro", disse Peter O'Reilly, vice-presidente executivo da NFL. 

O Miami Dolphins deve ser anunciado como equipe prioritária para estar no primeiro jogo da NFL no Brasil, a franquia possui direitos de Internacional Home Marketing Areas (IHMA), foi uma medida estratégica adotada pela liga há dois anos para internacionalização da marca.

O que evidencia a vinda dos Dolphins ao país, foi a presença de Cássio ídolo do Corinthians no Hard Rock Stadium (Miami), na partida entre Miami Dolphins x Tennessee Titans, na última segunda-feira (11) a noite no Monday Night Football, de férias nos EUA o goleiro corinthiano ganhou uma camisa da equipe da Flórida com o número 12 e o nome Ramos o seu sobrenome.

Foto: Divulgação Miami Dolphins

"Foi uma recepção muito receptiva, eu tenho certeza que a NFL acertou em escolher a cidade de São Paulo, somos o terceiro maior país em fãs e temos 38 milhões de fãs, com certeza, após o jogo, vamos passar para segunda colocação, superando o México", disse Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.

SÃO PAULO GAME 2024

Agora em 2024 São Paulo se juntará a Londres (Inglaterra) que terá duas partidas no Tottenham Hotspur Stadium e uma em Wembley e a Munique (Alemanha) com um jogo na Allianz Arena, em 2023 tivemos três partidas da temporada regular em Londres e duas em Frankfurt (Alemanha).

A expansão do calendário internacional da NFL foi debatido entre os proprietários das franquias da liga essa semana em Dallas, o encontro definiu a escolha de São Paulo para realização de um jogo da temporada regular da liga, no início do ano foi enviado representantes para São Paulo, Rio de Janeiro e Madri (Espanha), para avaliar um possível local para sediar um jogo da temporada regular em 2024.

"Deixamos bem claro que queremos expandir o número de jogos da temporada regular pelo mundo, anunciamos hoje que teremos um jogo em São Paulo na próxima temporada, não poderíamos estar mais animados, será um grande passo para NFL", disse Roger Goodell, comissário da National Football League (NFL).

"Levar a NFL para novos continentes, paises e cidades ao redor do mundo é um ponto crítico do nosso plano de continuar a fazer o jogo crescer globalmente, o Brasil se estabeleceu como um mercado chave para NFL, e nós estamos muito animados para jogar no Brasil e em São Paulo pela primeira vez em 2024, estamos ansiosos para trabalhar com a cidade de São Paulo, a SPTuris e a Neo Química Arena para entregar uma experiência perfeita de um verdadeiro dia de jogo da NFL para essa apaixonada legião de fãs que não para de aumentar", completou Roger Goodell, comissário da NFL. 

Com a adição do 17° jogo na temporada regular da NFL em 2021, a liga buscou maior alcance internacional com mais jogos no exterior e dando direitos de marketing as equipes em vários países, a liga continuará a discussão sobre a Espanha ter uma partida da temporada regular em 2025, o estádio Santiago Bernabéu em Madri é o grande favorito para receber este grande evento esportivo. 

A Neo Química Arena já foi sede de grandes eventos como: Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos de 2016, Copa América 2019 e agora a NFL em 2024, ano que completará 10 anos da sua fundação. 


terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Despedidas e homenagens marcaram a penúltima rodada do Brasileirão 2023

 No último fim de semana (sábado e domingo) foi disputada a 37° rodada do Campeonato Brasileiro e nela a emoção tomou conta devido os adeuses de vários jogadores. 



Arte: Divulgação CBF

Dizer adeus ao clube e a carreira no futebol é muito triste para qualquer jogador e diante dos seus torcedores muito mais, despedidas e homenagens são tão emotivas que mexem com o emocional dos jogadores e das torcidas. 

A penúltima rodada do Brasileirão 2023 foi marcada pelos adeuses de Fábio Santos (Corinthians), Réver (Atlético-MG), Filipe Luís e Rodrigo Caio (Flamengo), Luís Suárez (Grêmio), Lucas Perri e Adryelson (Botafogo) e Vitor Roque (Atlhetico-PR).

Entre despedidas e homenagens foram ao total oito jogadores dizendo adeus, sendo Fábio Santos, Filipe Luís e Réver encerrando a carreira no futebol, o restante seguirá a carreira em outros clubes, no sábado (2), os estádios Neo Química Arena e Arena MRV foram os palcos das homenagens a Fábio Santos e Réver, no domingo (3), Filipe Luís e Rodrigo Caio, no Maracanã. 

Ainda no último domingo tivemos as despedidas em três estádios: Arena do Grêmio, Engenhão, Ligga Arena e Maracanã, foram os adeuses de Luís Suárez, Lucas Perri, Adryelson, Vitor Roque e Rodrigo Caio. 

Apenas Rodrigo Caio, tem destino indefinido, Lucas Perri e Adryelson irão para o Lyon (FRA), Vitor Roque, ao Barcelona (ESP) e Luís Suárez no Inter Miami (EUA), após o final do Brasileirão 2023.

Fábio Santos teve duas passagens pelo Corinthians (2011-2015 e 2020-2023) onde conquistou seis títulos, Réver no Atlético-MG teve 12 conquistas entre 2010-2015 e 2019-2023, os vitoriosos Rodrigo Caio e Filipe Luís ficaram no Flamengo de 2019 a 2023 sendo campeões em 11 e 10 oportunidades respectivamente, Luís Suárez no Grêmio em uma temporada faturou dois títulos e Vitor Roque no Athletico-PR em duas temporadas teve um título, Lucas Perri e Adryelson, sairão sem ao menos uma conquista em duas temporadas no Botafogo.

Cremonese segue sem vencer o Verona

Os tigres chegam ao quarto jogo sem vitória diante do amarelo e azul, são uma derrotas e três empates, o último triunfo foi o 2 a 1 em Cremo...