sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Seleções que surpreenderam em estreias na Copas do Mundo

As seleções que fizeram bonito em seu primeiro mundial foram de épocas distintas: décadas de 30, 60 e 90, onde o futebol era distinto nesses períodos, porém fizeram bonito nas suas estreias em Copas e em comum marcaram os seus nomes na história das Copas do Mundo, com as melhores campanhas de estreantes em mundiais.

As três seleções que surpreenderam no seu primeiro mundial são: Tchéquia*, Portugal e Croácia, apesar de serem de épocas distintas ambas fizeram campanhas surpreendente, em 34 a Tchéquia*  disputou a final, teve Nejedly artilheiro da Copa com 5 gols e venceu a Alemanha por 3 a 1 na semifinal, isto para citar a seleção que teve o melhor rendimento entre as três.

Na Copa do Mundo de 1934 na Itália, os tchéquios perderam a final para os donos da casa por 3 a 1, além desse vice-campeonato perderam em 62 para o Brasil pelo mesmo placar, mas pelo fato de ser o seu primeiro mundial em 34, acabou se tornando um destaque maior em relação a 1962 no Chile, duas grandes gerações da história da Tchéquia*. 

A seleção portuguesa de 66 era o time do melhor jogador do futebol na história até então - Eusébio, o Pantera Negra foi muito bem naquele mundial, tanto que foi o artilheiro na Copa da Inglaterra com 9 gols e ajudou us lusitanos a alcançar a melhor campanha do país em Copas do Mundo com o 3° lugar no torneio.

Na primeira fase Copa do Mundo de 1966 na Alemanha, os portugueses fizeram 3 a 1 no Brasil, o poderio de Eusébio foi tão grande que sozinho ele fez 47% dos gols da equipe, por ser estreante em Copas o selecionado lusitano foi bem contundente e só perdeu para campeã Inglaterra na semifinal por 2 a 1.

Em 2006 na Copa da Alemanha o time de Cristiano Ronaldo (maior jogador da história de Portugal), passou perto deste feito pois terminou a Copa em 4° lugar, esse são os maiores resultados de Portugal em Copas do Mundo, das melhores gerações portuguesas (Eusébio e Cristiano Ronaldo).

A Croácia de 98 diferente das outras seleções teve duas derrotas na competição, na primeira fase 2 a 1 para Argentina e o mesmo placar para França na semifinal, Portugal e Tchéquia* perderam apenas uma vez, este novo país que se tornou independente da ex-Iugoslávia em 25 de junho de 1991. 

Em sua primeira aparição em Copa do Mundo foi muito bem por sinal, despachando a Alemanha nas quartas de final com uma goleada de 3 a 0, essa que foi uma das maiores gerações do futebol croata, debutando em um mundial alcançou o 3° lugar, mesma posição de Portugal quando estreante em Copas, Suker foi artilheiro da Copa da França com 6 gols, esta seleção foi a grata surpresa da Copa.

Se em 1998 a Croácia foi surpreendente na sua primeira Copa, na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, liderado por Modric (melhor jogador da Copa de 18) assombrou o mundo ao vencer a Argentina por 3 a 0 na primeira fase, eliminar as donas da casa nas quartas de final  vencendo nos pênaltis por 4 a 3, após o empate de 2 a 2 e a Inglaterra na semifinal por 2 a 1, mas na final perdeu por 4 a 2 para França.

A seleção croata da Copa de 18 era experiente com muito dos seus titulares disputando sua última Copa, mesmo assim apresentou resistência física para enfrentar  duas disputas por pênaltis e três prorrogações seguidas (oitavas de final, quartas de final e semifinal), foi a seleção mais resistente e resiliente da Copa, com isso alcançou o melhor resultado do futebol croata em Copas do Mundo, o vice-campeonato mundial na Rússia, nos seus 34 anos de existência essas duas gerações (1998 e 2018) são as maiores da sua breve história. 

*Até 1992 era Tchecoslováquia, depois deu origem a duas novas nações, a República Tcheca e a Eslováquia, devido a independência desses povos, em 2016 os tchecos mudaram o nome para Tchéquia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...