segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Capítulo 1: O Mundial de Basquete dentro da normalidade

A primeira fase do Mundial de Basquete encerrou, e não tivemos grandes surpresas, tudo ocorreu dentro do normal, somente alguns pontos como: Brasil bem, Montenegro mal, as quedas de China (time da casa), Turquia e Alemanha (favoritos a classificação).

Na quinta-feira (5) foi encerrada a fase inicial da Copa do Mundo de Basquete - China 2019, as zebras não foram tão frequentes, com a grande maioria dos favoritos a classificação passando para segunda fase, se mantendo vivo na busca do título,  já os eliminados estarão na disputa do décimo sétimo ao trigésimo segundo lugares da competição, Polônia e Venezuela (Grupo A), Argentina e Rússia (Grupo B), Espanha e Porto Rico (Grupo C), Sérvia e Itália (Grupo D), EUA e Rep. Tcheca (Grupo E), Brasil e Grécia (Grupo F), França e Rep.Dominicana (Grupo G), Austrália e Lituânia (Grupo H), foram os classificados, que ainda mantém a esperança de conquistar a taça do mundial.

Os pontos fora da curva foram:

China - O time da casa, perdeu a disputa direta para Venezuela, no jogo chave do Grupo A, foi derrotada pela equipe sul-americana por 72 a 59, dando adeus a possibilidade de briga pelo título.
Montenegro - Foi a grande decepção do mundial, perdeu os três jogos na competição, foi superado até pela fraca Nova Zelândia, amargando a lanterna do Grupo F (Grupo do Brasil), esperava-se que a seleção montenegrina, da boa escola da ex Iugoslávia,  era brigar de igual pra igual com o Brasil, pela segunda vaga, já que a Grécia era a favorita antes do início da Copa do Mundo de Basquete, ao primeiro lugar do grupo, mas quando foram se enfrentar os brasileiros estavam classificados e os montenegrino eliminados da disputa para conquistar o campeonato.
Brasil - Como dito anteriormente, o selecionado nacional, iria brigar pelo segundo lugar no Grupo F, mas os brasileiros foram a grande surpresa da fase inicial da competição, com três vitórias e 100% de aproveitamento, destaque para vitória épica de 79 a 78 diante da Grécia, após estar 20 pontos atrás dos gregos no início da partida, conseguindo a classificação de forma antecipada, já que também tinha superado a Nova Zelândia na estréia por 102 a 94, conseguindo o inesperado primeiro lugar no grupo.
Turquia - Os turcos estavam no grupo dos EUA, fizeram um jogo duro com os americanos, perderam na prorrogação por 93 a 92, era a segunda força do Grupo E, então essa derrota era prevista, quase ganharam no tempo normal, onde sofreram o empate no finalzinho, então o jogo contra a Rep.Tcheca era de vida ou morte para classificação a segunda fase, os tchecos venceram por 91 a 76, deixando a equipe turca de fora do caminho da taça do mundial, assim o franco-atirador do leste europeu segue, deixando pra trás o país da Euroásia, antes favorito a vaga.
Alemanha - Assim como a Turquia, os alemãos tinham grande chance de ficar em segundo lugar no Grupo G, fizeram um jogo apertado com a França candidata ao primeiro lugar, derrota de 78 a 74, assim foi pro tudo ou nada contra a Rep. Dominicana, em jogo equilibrado os dominicanos levaram a melhor vencendo por 70 a 68, eliminando a equipe germânica da competição,  fim do sonho pela briga do título.

Guia da Copa do Mundo de Basquete - China 2019 - Web Rádio Arena BR

Segunda Fase - Foram formados quatro grupos com quatro seleções, onde todos jogaram duas partidas, justamente contra os dois classificados dos outros grupos, a campanha da primeira fase (3jogos) serão somados com a nova fase, assim serão cinco jogos para definir os classificados as quartas de final, então os grupos são:
Grupo I: Argentina, Polônia, Venezuela e Rússia
Grupo J: Sérvia, Espanha, Itália e Porto Rico
Grupo K: EUA, Brasil, Grécia e Rep. Tcheca
Grupo L: França, Austrália, Lituânia e Rep.Dominicana
0s cruzamentos serão: Grupo I x Grupo J e Grupo K x Grupo L
Prováveis classificados para as quartas de final : Argentina e Polônia (Grupo I), Sérvia e Espanha (Grupo J), EUA e Brasil (Grupo K), França e Austrália (Grupo L), então podemos ter os confrontos:

Quartas de Final
Argentina x Espanha, EUA X Austrália, Sérvia x Polônia, França x Brasil

Disputa de 5º ao 8ºlugares
perdedor de Argentina x Espanha contra o perdedor de EUA X Austrália
perdedor de Sérvia x Polônia contra o perdedor de França x Brasil
perdedores disputam 7º ao 8º e vencedores 5º ao 6º

Semifinal
vencedor de Argentina x Espanha contra o vencedor de EUA X Austrália
vencedor de Sérvia x Polônia contra o vencedor de França x Brasil

Decisão de terceiro e quarto
Os perdedores da semifinal

Final
vencedores da semifinal fazem a grande decisão.

Se por um lado temos as 16 equipes que brigarão  pelo título,  do outro lado teremos as outras 16 seleções que  que joagaram mais duas partidas para definir a classificão do décimo sétimo ao trigésimo segundo lugares, assim serão outros quatro grupos com quatro equipes.

Grupo M: Nigéria, China, Costa do Marfim e Coréia do Sul
Grupo N: Tunísia, Angola, Irã e Filipinas
Grupo O: Turquia, Nova Zelândia,  Montenegro e Japão
Grupo P: Alemanha, Canadá, Jordânia e Senegal
Prováveis melhores: China e Nigéria (Grupo M), Irã e Tunísia (Grupo N), Turquia e Nova Zelândia (Grupo O) , Alemanha e Canadá ( Grupo P)
Prováveis piores
Terceiros: Coréia do Sul (Grupo M), Angola (Grupo N), Montenegro (Grupo O), Senegal (Grupo P).
Quartos: Costa do Marfim (Grupo M), Filipinas (Grupo N), Japão (Grupo O), Jordânia (Grupo P).

Com essa forma de disputa, deixa o mundial bem democrático, assim o campeonato tem toda a tendência de seguir na normalidade, sem muitas zebras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...