quarta-feira, 29 de setembro de 2021

O Tal pai Tal filho da histórica olímpica do vôlei argentino

 Essa expressão dá muito certo para o ex-ponteiro e o atual da seleção argentina de vôlei masculino, pois ambos alcançaram as maiores glórias no esporte pelo seu país nas olimpíadas


 Foto: Divulgação civilwards

Hugo Conte (58) foi ponteiro da seleção argentina de vôlei masculino, o seu filho Facundo Conte (32) seguiu os seus passos no voleibol argentino, inclusive joga na mesma posição do pai e também defende as cores da seleção portenha. 

Em 1988 nos jogos olímpicos de Seul (Coréia do Sul) Hugo foi bronze com a Argentina ao vencer o Brasil no tie break por 3x2, 33 anos depois o fato voltou a se repetir nas olimpíadas de Tóquio 2020, dessa vez com Facundo conseguindo mais uma medalha de bronze olímpica para os hermanos. 

Com o raio caindo duas vezes no mesmo lugar, o voleibol argentino alcançou tanto com o pai como com o filho os melhores lugares no pódio olímpico e justamente em cima do rival histórico Brasil. 

Os ponteiros mesmo sendo de gerações distintas, colocaram o nome da família Conte na história olímpica do voleibol argentino, isto porque os dois bronzes são  as maiores conquistas argentinas em olimpíadas. 

Atualmente Facundo Conte joga no voleibol polonês onde defende as cores do Aluron CMC Warta Zawiercie (POL).

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Seleções campeãs olímpicas que conquistaram títulos e resultados expressivos em períodos olímpicos

 Brasil, Uruguai, Itália, França, Hungria, Polônia e Alemanha Oriental, chegaram ao pódio máximo do futebol masculino nas olimpíadas, foram as únicas seleções que conseguiram um período vencedor, seja antes, durante ou depois da conquista olímpica.

Arte: Divulgação/Um grande escudeiro 

Nunca a expressão a base vem forte fez tanto sentido, para brasileiros, uruguaios, italianos, franceses, húngaros poloneses e alemães-orientais. As seleções representadas por eles, conseguiram um grande êxito no pós ouro olímpico, marca que não foi alcançada pelas outras 13 nações campeãs olímpicas. 

A Grã-Bretanha juntamente com a Hungria são as maiores campeãs do futebol olímpico masculino com três ouros, não obteve sucesso como os outros países  porque na época não havia outra competição entre seleções. O Brasil é o país com mais medalhas conquistadas na história com 2 ouros, 3 pratas e 2 bronzes.

Desses sete países temos uma divisão com Uruguai, Itália, Brasil e França  conquistando títulos, já Polônia,  Hungria e Alemanha Oriental alcançaram resultados expressivos. Os uruguaios são o grande destaque, porque conquistaram dois títulos após os seus ouros olímpicos, uma taça antes e outra no ano do primeiro ouro nas olimpíadas. 

Veja o que conquistaram cada país 

Uruguai - 23/24/26 Copa América, 24/28 Ouro Olímpico e 30 Copa do Mundo 

França - 82 (4°) e 86 (3°) Copa do Mundo, 84 Eurocopa e 84 Ouro Olímpico 

Brasil - 89/19 Copa América,16/20 Ouro Olímpico, 84/88/2012 vice-campeão olímpico e 2008 bronze olímpico 

Itália - 34/38 Copa do Mundo e 36 Ouro Olímpico 

Hungria - 52/64/68 Ouro Olímpico, 54 vice-campeão Copa do Mundo e 72 vice-campeão olímpico 

Polônia - 72 Ouro Olímpico, 74 3°lugar Copa do Mundo e 76 vice-campeão olímpico 

Alemanha Oriental - 76 Ouro Olímpico, 80 vice-campeão olímpico e 72 bronze olímpico 


terça-feira, 21 de setembro de 2021

Os camisas 10 nas olimpíadas

Saiba quem foram os jogadores, que tiveram a grande responsabilidade de vestir a camisa que já foi de Pelé na seleção brasileira, nos jogos olímpicos.

Arte: Divulgação/Goal.com

A camisa 10 em um time de futebol é de uma grande importância, normalmente quem a veste é o craque do time, seja ele um artilheiro (finalizador) ou um meio de campo cerebral(criador), aquele que tem esses dois adjetivos tão aguçados entra na classe dos fora de série. 

Oportunismo, qualidade técnica e habilidade são atributos essenciais para se usar este número, que ficou imortalizado pelo o maior de t jogador de todos os tempos- Pelé. 

 Na seleção brasileira além do rei do futebol, já tivemos outros craques que vestiram amarelinha como: Zico, Didi, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Alex, Roberto Dinamite e Neymar por exemplo. 

Jogadores que honraram a camisa 10 do Brasil, trazendo alegrias ao torcedor brasileiro, mas nem todos puderam usar o manto verde e amarelo em jogos olímpicos. 

Veja lista de quem já vestiu a camisa 10 em olimpíadas. 

Arte: Divulgação/Goal.com

Ao todo o Brasil já teve 14 camisas 10 em olimpíadas, desses tivemos jogadores como: Ivo Moraes, Moreno, Érivelto, Gilmar Popoca  e Careca, que não tiveram uma carreira brilhante no futebol, mas os dois últimos conquistaram as medalhas de prata em Los Angeles 84 e Seul 88 respectivamente.
 
Por outro lado Vavá, Gerson, Roberto Dinamite, Rivaldo (Bronze em Atlanta 96), Alex, Ronaldinho Gaúcho (Bronze em Pequim 2008)e Neymar (Prata em Londres 2012 e Ouro no Rio 2016), estão entre os maiores jogadores da história do futebol brasileiro, já Oscar (Prata em Londres 2012) e Richarlison (Ouro em Tóquio 2020) são os coadjuvantes dessa turma.

Confira abaixo as conquistas olímpicas do futebol brasileiro masculino e feminino.

 

Arte: Divulgação/estatística do fut

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...