A SLAR (Superliga Americana de Rugby), principal competição de rugby na América do Sul, passará a se chamar Super Rugby Americas em 2023, se tornando um torneio com abrangência pan-americana.
Arte: Divulgação/Sudamérica Rugby
A "velha" Superliga Americana de Rugby (SLAR) maior competição sulamericana de rugby, nem é tão antiga assim pois surgiu em 2020, dará lugar ao novo torneio - Super Rugby Americas a partir de 18 de fevereiro de 2023, esta que abrangerá a América do Norte com a América do Sul.
A SLAR foi a primeira liga profissional de rugby na América do Sul, surgiu em 2020, mas a edição foi cancelada devido a pandemia, nos anos seguintes (2021 e 2022) foi realizada em sedes no Paraguai, Chile e Uruguai, com seis equipes: Jaguares XV (ARG), Peñarol Rugby (URU), Selknam (CHI), Olí mpia Lions (PAR), Cafeteros Pro (COL) e Cobras XV (BRA).
O formato era composto de 1° fase, semifinal e final, na fase inicial todos disputaram cinco jogos em cinco rodadas, no final os quatro melhores avançaram a semifinal, os vencedores foram para grande decisão, ao total a competição teve sete datas e 15 jogos disputados, os campeões do torneio são: Jaguares XV (2021) e Peñarol Rugby (2022).
Arte: Divulgação/ Sudamérica Rugby
O Super Rugby Americas continuará com a organização da Sudamérica Rugby (entidade máxima do rugby da América do Sul), a forma de disputa segue a mesma com a 1° fase, semifinal e final.
Os diferenciais desta nova competição serão: sete equipes de seis países, pela primeira vez uma nação (Argentina) com dois representantes, no início as equipes jogarão 12 jogos (ida e volta) em 14 rodadas, com todos os times mandando as partidas nos seus países, os finalistas disputarão 14 jogos o dobro que foi na SLAR, em quantidade de jogos será o triplo da competição anterior com 45 partidas em nove datas.
Foto: Divulgação/Sudamérica Rugby
O novo torneio será disputada de 18 de fevereiro a 9 de junho, a fase final (semifinal e final) será em uma sede a ser confirmada posteriormente, as transmissões dos jogos serão nos canais ESPN e Star+.
Participantes da Super Rugby Americas 2023.
Cobras XV (São Paulo - BRA)
Dogos XV (Córdoba - ARG)
Pampas (Buenos Aires - ARG)
Peñarol Rugby (Montevidéu - URU)
American Raptors (Glendale - EUA)
Selknam (Santiago - CHI)
Yacaré XV (Assunção - PAR)
Os estreantes em 2023 serão: Dogos XV, Pampas, American Raptors e Yacaré, com a participação da equipe americana do Raptors, marca a expansão da liga á América do Norte.
Arte: Divulgação/Sudamérica Rugby
O Super Rugby é o maior campeonato de rugby do hemisfério sul, é disputado por 15 times, Austrália (5), Nova Zelândia (4), África do Sul (4), Argentina (1) e Japão (1), organizado pela SANZAAR (confederações exceto Japão), foi fundada em 1996, agora empresta seu nome a nova competição das Américas, o logo traz elementos que fazem referência ao continente americano.
A nova competição terá a participação dos melhores jogadores dos seis países envolvidos, sendo muito útil especificamente para os atletas de Chile, Argentina e Uruguai, pois também servirá como preparação para Copa do Mundo de Rugby 2023, já que as três nações estarão no próximo mundial da modalidade.
Serão sete franquias que desenvolverão os jogadores durante a competição, com o objetivo de beneficiar as seleções de cada país participante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário