segunda-feira, 3 de abril de 2023

Diploma para jornalista sim

 É preciso requalificar o ingresso ao jornalismo, com a volta da exigência de formação de nível superior para o exercício de jornalista.


Arte: Divulgação/FENAJ

A atividade do jornalista é de muita importância para sociedade, pois produz de forma imediata sobre a realidade do mundo, assumindo uma  importantíssima relevância social, por isso é de extrema necessidade termos profissionais com a formação adequada no Jornalismo, para leitura e interpretação da realidade dos fatos com qualidade.

A luta pela exigência de formação de nível superior em Jornalismo é um movimento sindical histórico, desde a primeira metade do século passado a categoria vem reivindicando a formação de jornalistas em curso universitário. 

Os primeiros cursos de Jornalismo iniciaram na década de 1940, mas apenas em 1969, houve a conquista dos jornalistas da inclusão na regulamentação profissional a exigência do diploma em Jornalismo para atuação como jornalista. 

Em 2009, 40 anos depois essa grande conquista dos jornalistas foi derrubada pelo *STF, não exigindo mais a formação acadêmica para atuar como jornalista, um duro golpe do judiciário para categoria, pois essa grande vitória foi a base da constituição profissional e simplesmente acabou deixando de existir.

Depois disso houve um grande movimento sindical para volta do diploma em Jornalismo, a luta sindical obteve a conquista em 2012 com a aprovação do senado da **PEC do Diploma.

A **PEC do Diploma está para ser votada na Câmara dos Deputados, mas será necessário a maioria absoluta dos votos para ser aprovada.

A volta da exigência do diploma de Jornalismo ao jornalista, é a forma de valorizar a profissão tão importante para sociedade, defender a regulamentação profissional é pela qualidade, responsabilidade e democracia no Jornalismo, comunicação e sociedade.

"No atual cenário de deterioração da qualidade das notícias e seu impacto no direito à informação e na democracia brasileira,  a FENAJ retomou a lutapela volta do diploma em Jornalismo como critério único e impessoal de acesso à profissão", disse a FENAJ. 

O diploma é um instrumento para construção e defesa da atividade profissional voltada ao interesse público, no momento atual se têm  pseudo profissionais gerando desinformações, então é preciso requalificar o ingresso a profissão, para isso tem que voltar a exigência de formação de nível superior para o exercício no Jornalismo. 

"A necessidade de uma formação sólida, que garanta conhecimentos teóricos, competências e habilidades técnicas e comprometimento ético ao profissional é uma consequência lógica da defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista", afirmou a FENAJ.

Lembrando que o Dia do Jornalista é no dia 7 de Abril (sexta-feira).


*Supremo Tribunal Federal

**Proposta de Emenda à Constituição (PEC) N° 2006/2012

FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...