quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Seleções que bateram na trave em Copas do Mundo

Nas 22 edições da Copa do Mundo, temos um grupo de seleções que chegaram próximo do título mundial, mas fracassaram na final, são: Croácia, Holanda, Hungria, Suécia e Tchéquia*, todas equipes europeias que fizeram os seus melhores resultados em Copas, destes se destacaram a Hungria de 54 e a Holanda de 74.

As seleções que bateram na trave em Copas do Mundo são todas europeias: Croácia, Holanda, Hungria, Suécia e Tchéquia*, ao total foram 13 mundias que estas equipes surpreenderam, com a competição passando por quatro continentes, sendo a Europa o continente com o maior número de edições um total de sete torneios, locais foram: Itália 34, França 38, Brasil 50, Suiça 54, Suécia 58, Chile 62, Alemanha 74, Argentina 78, EUA 94, França 98, África do Sul 10, Brasil 14 e Rússia 18.

Foram seleções que não esperava-se que fossem tão longe nas competições, se tornando uma gratas surpresas nas Copas do Mundo e fizeram as melhores campanhas em suas histórias em Copas.

Existiu dois timaços, a Holanda de 74 e a Hungria de 54, pelo o que estavam apresentando tinham grandes chances de conquistar os mundias da Alemanha e da Suíça, mas sucumbiram justamente para o futebol de força da Alemanha, assim as qualidades técnicas (futebol arte) foram superadas nas duas finais de Copas do Mundo.

No momento mais crucial das competições não tiveram força e tradição vencedora, seja na semifinais ou finais de Copas, sendo superadas em sete edições de Copa do Mundo por seleções que tinham ao menos um titulo mundial, foram equipes que fizeram um bom papel na maior competição de futebol do planeta, mas na hora H foram superadas e perderam na hora em que não podiam perder.

A falta de experiência em momentos tão cruciais do torneio ena maioria das oportunidades enfrentando equipes que já sabiam o caminho para chegar ao título da Copa do Mundo.

De todas estas seleções a mais azarada é a Holanda, porque é a maior vice-campeã em Copas do Mundo, disputou as finais das Copas de 1974, 1978 e 2010, perdendo as decisões para Alemanha, Argentina e Espanha, sendo que nas duas primeiras foi superada pelas donas da casa. 

Além dos vices teve um 3° lugar na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quando ganhou do anfitrião e levou a medalha de bronze, então é marcada como a seleção do quase, pelo fato de chegar tão próximo de ser campeã do mundo e fracassar em três oportunidades. 

Copa de 74 - Alemanha 2 x 1 Holanda (perdeu de virada no tempo regulamentar)

Copa de 78 - Argentina 3 x 1 Holanda (prorrogação)

Copa de 10 - Espanha 1 x 0 Holanda (fim da prorrogação)

Copa 14 - Brasil 0 x 3 Holanda (tempo regulamentar)

Das três finais duas foram para prorrogação e na outra sofreu a virada, na maioria das oportunidades perderam nos detalhes, deixando feridas para os holandeses até hoje.

Outros grandes azarões são: Hungria e Tchéquia*, as seleções perderam as duas finais que disputaram, os húngaros foram derrotados em 38 e 54 por Itália e Alemanha, já os tchecos em 34 e 62 por Itália e Brasil, a Itália foi o algoz das duas equipes europeias, depois destas épocas elas não tiveram grande representatividade em Copas, pararam no tempo. 

Depois disso a Tchéquia* foi vice-campeã da Eurocopa 96 e a Hungria jamais passou perto desses feitos do passado, o maior êxito da sua história no futebol é o tricampeonato olímpico (52,64 e 68), já os tchecos levaram o ouro olímpico em 1980.

Finais de Copas do Mundo de Hungria e Tchéquia*.

Copa de 38 - Itália 4 x 2 Hungria - (tempo regulamentar)

Copa de 54 - Alemanha 3 x 2 Hungria (perdeu de virada no tempo regulamentar)

Copa de 34 - Itália 2 x 1 Tchéquia* (perdeu de virada na prorrogação)

Copa de 62 - Brasil 3 x 1 Tchéquia* (perdeu de virada no tempo regulamentar)

Assim a mais castigada nas finais de Copas foi a Tchéquia que sofreu duas viradas, enquanto a Hungria sofreu uma vez.

Por fim temos Suécia e Croácia, duas seleções que tiveram como melhores resultados os vice-campeonatos em 1958 e 2018, os suecos ainda tiveram os terceiros lugares de 1950 e 1994, oportunidades de irem a mais uma final de Copa do Mundo, sendo que em 94 nos EUA perderam para p Brasil por 1 a 0 na semifinal.

O futebol brasileiro é o grande carrasco da seleção sueca, pois conquistou o seu primeiro título mundial em 58 na casa dos suecos em Estocolmo e trinta e seis anos depois eliminou a Suecia na semifinal, o vice-campeonatos em 58 e os terceiros lugares em 50 e 94, são as melhores campanhas suecas em copas do Mundo e para sua infelicidade cruzaram com a seleção brasileira. 

A Croácia é a caçula dessa turma pois tem apenas 26 anos de existência devido a sua independência da ex-Iugoslávia,  na sua primeira Copa em 1998 na França  alcançou o 3° lugar ao vencer a Holanda por 2 a 1, a campanha surpreendente dos croatas contou com um 3 a 0 na Alemanha nas quartas de final, na Fase de Grupos perdeu por 1 a 0 para Argentina e também para as donas da casa por 2 a 1 de virada.

Em 2018 na Rússia a equipe croata conquistou a sua melhor colocação em Copas o vice-campeonato ao perder outra vez para França por 4 a 2, vinte anos atrás os franceses impediram os croatas de disputar a sua primeira final de Copa, mesmo sendo estreante na competição, neste diferente de 98 só perderam um jogo, justamente na decisão do torneio.

O que marcou a seleção croata na Copa do Mundo de 2018 na Rússia foram tres prorrogações e duas decisões por pênaltis nos mata-matas, com isso os jogadores chegaram bem desgastados fisicamente e psicologicamente na decisão e foram superados pelos franceses, que não passaram por nenhuma dessas experiências na Copa, mesmo com o vice-campeonatos colocaram os seus nomes na história do futebol croata.


*Até 1992 era Tchecoslováquia, depois deu origem a duas novas nações, a República Tcheca e a Eslováquia, devido a independência desses povos, em 2016 os tchecos mudaram o nome para Tchéquia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...