terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Como serão os caminhos dos brasileiros na pré-libertadores

 América/MG e Fluminense serão os representantes do Brasil, nas fases que antecedem a fase de grupos da Libertadores, e a caminhada deles não será moleza.

Arte: Divulgação/Conmebol 

Tanto mineiros como cariocas entrarão na segunda fase da pré-libertadores 2022, e tiveram os caminhos definidos nas fases preliminares da competição no sorteio do dia 20 de dezembro, no primeiro duelo eliminatório o Coelho enfrentará o Guarany (PAR), já o Fluzão terá pela frente o Millonarios (COL). 

Dois adversários enjoados para as equipes brasileiras logo no início de Libertadores 2022, na próxima fase a última antes da fase de grupos poderá pintar na sequência para os mineiros o Bolívar (BOL) e para os cariocas o Barcelona de Guayaquil (EQU), então dois obstáculos duros para os representantes do Brasil nesse início de campeonato. 


Artes: Divulgação/Conmebol 

O América/MG iniciará a sua caminhada no dia 23 de fevereiro em Belo Horizonte às 19h15, a volta em Assunção será dia 2 de março no mesmo horário,  Bolívar (BOL) x Deportivo Lara (VEN), se enfrentarão pela primeira fase da pré-libertadores  nos dias 9 e 16 de fevereiro em Caburé e La Paz às 19h15 (nos dois jogos). 

O vencedor enfrentará o Universidad Católica (EQU), nas mesmas datas e horários dos duelos do Coelho, sendo que a ida poderá ser em Caburé ou La Paz e a volta em Quito, se tivermos o confronto de equatorianos e bolivianos, a equipe mineira terá  pela frente também a altitude da capital do Equador ou da Bolívia, isso lógico contando com a sua classificação e a do Bolívar.  

Arte: Divulgação/Conmebol 

O Fluminense começará o seu caminho no dia 22 de fevereiro indo até Bogotá, a volta será dia 1° de março, os dois duelos serão as 21h30, Montevideo City (URU) x Barcelona de Guayaquil (EQU), se enfrentarão na primeira fase da pré-libertadores nos dias 8 e 15 de fevereiro em Montevideu e Guayaquil às 21h30 (Nos dos jogos).

O vencedor enfrentará o Universitário (PER), nos dias 23 de fevereiro e 2 de março, sendo a ida na casa do vencedor do duelo da primeira fase da pré-libertadores e a volta em Lima, com os dois confrontos sendo realizados às 21h30, passando do Millonarios o Flu não terá o problema de uma provável altitude como poderá pintar para o América/MG, já que mesmo se o Barcelona classificar ele não jogará  na altitude.



OBS: Os horários citados são referentes ao horário de Brasília, Colômbia 3 é o Millonarios devido ao título colombiano conquistado pelo Deportivo Cali diante do Tolima, assim esses últimos irão diretamente para fase de grupos e o representante(s) do Brasil classificado(s) nesta pré-libertadores, será direcionado para o pote 4 no próximo sorteio (fase de grupos) da Libertadores. 


sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Veja quais são os times com tríplice coroa ou quádrupla coroa no Brasil

 Alcançar treis ou quatro títulos é para poucos, sintetiza uma temporada extremamente vitoriosa e apenas um seleto grupo alcançou esta glória. 



Artes:Divulgação/estatísticasdofut

Na história do futebol brasileiro apenas 10 clubes tem a honraria da tríplice coroa (treis títulos por competições oficiais na mesma temporada) já a quádrupla coroa (quatro títulos no ano) com quatro times nesse grupo, nessa linha se enquadra também a tríplice coroa internacional (libertadores, mundial e recopa sulamericana em sequência) com apenas duas equipes. 

 Isso só vem a tona agora devido a recente conquista da tríplice coroa (Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil) do Atlético Mineiro, com isso o Galo além de entrar no seleto grupo de 10 equipes, quebrou um tabu de 18 anos, já que a última tríplice coroa no país com esses  campeonatos, tinha sido do seu rival o Cruzeiro de Luxemburgo, Alex e Cia em 2003.

No Brasil a primeira tríplice coroa foi com o Bahia em 59 (única), depois veio o Santos que teve uma sequência jamais alcançada de 62, 63, 64 e 68, sendo que apenas em 64 foi que conquistou os treis títulos, nos outros anos levou quatro taças, depois disso o clube praiano não voltou a ter essa conquista.

 Depois desse início do tricolor baiano e do alvinegro praiano, demorou 13 anos para aparecer um novo time a conquistar a tríplice coroa, foi o Flamengo em 81.

Onze anos após surgiu o São Paulo que levou a tríplice coroa em 92 e a quádrupla coroa em 93, ainda em 93 o Palmeiras também alcançou treis títulos na temporada. Ainda na década de 90 o Grêmio alcançou esse patamar em 96.

Nos anos 2000, Paysandu em 02 e Cruzeiro 03, passaram a fazer parte do grupo e o São Paulo voltou a aparecer em 2005. 

Em 2019 outro novo integrante o Athletico Paranaense, nesse mesmo ano o Flamengo surgiu novamente, no ano seguinte o rubro-negro alcançou a quádrupla coroa e também o Palmeiras voltou a aparecer,  e finalizando em 2021 o Atlético Mineiro se juntou a turma dos 10.
Arte: Divulgação/estatísticasdofut

Agora no grupo da quádrupla coroa temos: Santos (62, 63 e 68), São Paulo (93) e Flamengo (20). Já pela tríplice coroa internacional, Internacional - 06/07 e Corinthians - 12/13.

Artes: Divulgação/estatísticasdofut

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Saiba como serão os sorteios da Libertadores e da Copa Sulamericana de 22

 As principais competições da América do Sul, terão as suas fases preliminares da temporada 2022 definidas em sorteio na Conmebol. 

Arte: Divulgação/Conmebol
 
A Conmebol definirá as fases da pré-libertadores como da pré-Copa Sulamericana de 2022,  através de sorteio nesta segunda-feira (20), em Luque no Paraguai (sede da entidade sulamericana) às 12h - horário de Brasília. No Brasil Espn, Fox Sports e SBT transmitirão os sorteios. 

Enquanto Fluminense e América/MG vão ficar de olho no sorteio da Libertadores, porque entrarão na 2° Fase da pré-libertadores, já na Copa Sulamericana os brasileiros (Atlético/GO, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá) entrarão na fase de grupos.

Libertadores 

A competição terá ao total 44 participantes contando as três fases preliminares e a fase de grupos. Na 1° Fase serão seis equipes da Bolívia, Equador, 
Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, onde treis alcançarão a 2° Fase.

A definição dos confrontos da 1° Fase da pré-libertadores, será feito o sorteio onde no pote 1 estarão as treis melhores pelo Ranking de Clubes da Conmebol ( 16 de dezembro de 2021) e no pote 2 as outras equipes, os melhores times qualificados no ranking decidirão a vaga em casa.

Arte: Divulgação/Conmebol 

A 2° Fase será composta por 16 equipes, treis equipes da fase anterior mais 13 equipes classificadas de Brasil, Colômbia e Chile com dois representantes de cada país, o restante serão com participantes das outras sete associações.

No sorteio seguindo o ranqueamento, o pote 1 terá os oito melhores times já no pote 2 o restante das equipes  ranqueadas mais os treis classificados da 1° Fase,  e como na fase anterior as equipes do pote 2 jogam a partida de ida em casa e as do pote 1 jogarão em casa o duelo da volta.

Arte: Divulgação/Conmebol 

Na terceira e última fase preliminar teremos oito equipes, que se enfrentarão pelo chaveamento dos vencedores dos jogos do 1 ao 8 da 2° Fase (C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7 e C8) assim o duelos serão: C1 x C8 , C2 x C7, C3 x C6 e C4 x C5, a ida será na casa do pior no Ranking de Clubes da Conmebol e a volta na equipe melhor ranqueada. Os vencedores dos duelos irão para fase de grupos da libertadores os perdedores garantirão as vagas na mesma fase na Copa Sulamericana. 

Os sorteios iniciarão com as equipes do pote 2 e posteriormente com as equipes do pote 1, equipes do mesmo país só poderão se enfrentar desde que uma delas tenha passado da 1° Fase preliminar do torneio. 

A fase de grupos da Libertadores será composta por 32 equipes, sendo 28 classificadas diretamente e 4 através da pré-Libertadores. 

Copa Sulamericana 

A segunda competição da América do Sul terá ao total 44 participantes, sendo que 32 participarão da única fase preliminar, exceto os representantes de Brasil e Argentina que entrarão no torneio na fase de grupos, os outros paises (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) contarão com quatro times por nação na fase pré-Copa Sulamericana.

Arte: Divulgação/Conmebol 

Essa fase preliminar contará com dois duelos nacionais, os vencedores irão a fase de grupos da competição, os confronto seguirão a sevinte ordem: representante 1 x representante 2 e representante 3 x representante 4. No sorteio o primeiro e o terceiro sorteados por país decidirão a vaga em casa, restando aos outros dois fazerem o jogo da ida.

O vencedor do duelo 1 x 2 será o representante 1 do país, já o vencedor do confronto 3 x 4 ficará como representante 2. Diferentemente da Libertadores os times que entrarão na fase pré-Copa Sulamericana estarão na disputa devido às campanhas nos campeonatos nacionais. 

A fase de grupos da Copa Sulamericana será composta por 32 equipes, sendo 12 classificadas diretamente, 16 da pré-Copa Sulamericana e 4 da pré-Libertadores. 

A Libertadores terá o seu início na semana do dia 9 de fevereiro, já a Copa Sulamericana iniciará na semana do dia 6 de abril. O Ranking de Clubes  da Conmebol conta com a soma de treis fatores: Desempenho na Libertadores e Copa Sulamericana nos últimos 10 anos, histórico nas duas competições e títulos nacionais no período de 10 temporadas.
 
Calendários

Artes: Divulgação/Conmebol 









sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

O ano do Galo

 O Atlético Mineiro teve um 2021 espetacular e conquistou a tríplice coroa ( Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil), com as treis conquistas foi maior campeão do Brasil. 

Foto: Divulgação/Ge

O ano de 2021 foi do galo mineiro, que conquistou nada mais nada menos que treis títulos - Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro e alcançou o feito do rival Cruzeiro de 2003. 

A tríplice coroa foi concluída com o título da Copa do Brasil em cima do Athletico Paranaense na última quarta-feira (15) em plena Arena da Baixada, anteriormente o clube mineiro tinha conquistado o brasileiro diante do Flamengo, no primeiro semestre havia faturado o mineiro sobre o América/MG.

Com os três títulos conquistados o Atlético Mineiro foi o clube que mais levantou taças no Brasil da temporada 2021, os seus grandes concorrentes Palmeiras e Flamengo conquistaram duas Libertadores (20 e 21), Brasileiro (20), Carioca e Supercopa do Brasil.

Além da tríplice coroa o galo foi semifinalista da Libertadores, enquanto os seus rivais foram vices do Paulista, Recopa Sulamericana e Supercopa do Brasil (Palmeiras), Libertadores e Brasileiro (Flamengo), o alviverde ainda teve o 3° lugar no Brasileiro, já o rubro-negro foi Semifinalista da Copa do Brasil. 

Arte: Divulgação/estatísticas do fut

Com isso a temporada de 2021 foi galo, que além das taças conquistadas o time apresentou um futebol vistoso, assim o Atlético Mineiro aliou o resultado com o bom futebol em campo. O técnico do alvinegro mineiro entrou para história do clube, agora Cuca tem seis títulos pelo clube são: Mineiro (12, 13 e 21) , Copa do Brasil (21), Campeonato Brasileiro (21) e Libertadores (13).






quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Titulos históricos do Timão fazem aniversário

 As conquistas do Campeonato Brasileiro de 1990 e do Mundial de Clubes de 2012 do Corinthians, completam mais um ano de vida.

Foto: Divulgação/Corinthians

 O Corinthians celebra nesta quinta-feira (16) o aniversário de duas conquistas marcantes na sua história, uma é o título do Campeonato Brasileiro há 31 anos atrás e o outro o Mundial de Clubes que completa 9 anos em 2021.

Arte: Divulgação/Corinthians

Para o torcedor corinthiano é difícil esquecer o dia 16 de dezembro, na lembrança vem dois títulos inesquecíveis e históricos, como não lembrar da primeira conquista de campeão brasileiro e do bicampeonato mundial.

Estas conquistas estão na memória dos corinthianos, que a cada ano fazem questão de relembrar esses dois campeonatos que foram conquistados. 
 
O brasileiro de 90 foi conquistado em cima do rival São Paulo, após duas vitórias por 1 a 0 (gols de Wilson Mano e Tupãnzinho) no Morumbi, o título encerrou com a marca corinthiana de ser um time que só ganhava títulos paulistas ou regionais (Torneio RJ/SP). 

Então somente com 80 anos de história o clube conquistou um título nacional, em 1977 o Timão foi vice-campeão brasileiro ao perder para o Internacional, no Beira Rio por 2 a 0, tinha sido a oportunidade mais próxima de ser campeão brasileiro. 

A equipe de 90 era limitada, o grande jogador era Neto, o homem das bolas paradas, por sinal o camisa 10 do Timão era o protagonista do alvinegro, ele carregou o time nas costas e muitos o colocaram como o grande responsável pela primeira conquista nacional do Corinthians. 

O mundial de 12 foi em cima do Chelsea (ING), vitória por 1 a 0 gol de Guerrero no Yokohama Stadium (JAP), assim o Corinthians calava a boca dos rivais definitivamente. 

O outro mundial do Timão em 14 de janeiro de 2000 no Maracanã em cima do Vasco, nos pênaltis por 4 a 3 após empate de 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, os antis até hoje não consideram o Mundial de Clubes de 2000, mesmo a competição tendo a chancela da FIFA, como o seu primeiro mundial de clubes. 

A equipe que conquistou o mundo em 2012 era praticamente a mesma que conquistou a Libertadores em 4 de julho de 2012 diante do Boca Juniors por 2 a 0, no Pacaembu com gols de Emerson Sheik, a conquista continental acabou com a chacota dos rivais em relação a falta desse título pelo alvinegro. 

Assim deixava de ser um time com conquistas estaduais, regionais e nacionais, passando a ter títulos internacionais  inconteste pelos seus rivais, então depois de forma inédita pintar a América do Sul de preto e branco, 12 anos depois o mundo voltou a ser do Todo Poderoso Timão. 


 




segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Corinthians faturou a tríplice coroa

 A equipe do Timão chegou a inédita conquista no futebol feminino brasileiro, alcançado a temporada mais vitoriosa de um clube na modalidade no Brasil.

Arte: Divulgação/ Federação Paulista de Futebol 

O Corinthians entrou para história do futebol feminino brasileiro como a primeira equipe a conquistar a tríplice coroa (Paulista, Brasileiro e Libertadores), com a vitória por 3 a 1 diante do São Paulo, na Neo Química Arena, na última quarta-feira (8), dando ao Timão o inédito  tricampeonato paulista (19, 20 e 21).

A temporada perfeita das brabas foi concluída no dia 8 de dezembro com a conquista do paulistão, antes elas haviam conquistado o brasileiro e a libertadores  nessa ordem. 

O curioso é que o Corinthians chegou ao tricampeonato das três competições na sua história, outra marca histórica das alvinegras, o que se pode dizer que o ano de 2021 foi  tri-tri.

A tríplice coroa sintetiza que o Corinthians não teve adversários a sua altura seja estadual, nacional e na américa do sul, na temporada de 2021, foi hegemônico devido a estrutura (apoio do clube), elenco, investimento e técnico vencedor. 

É evidente como a equipe está bem a frente das suas oponentes e os resultados no campo refletiram isso, um time que está na vanguarda do futebol feminino brasileiro e sul-americano.

Na temporada o Corinthians jogou 48 jogos com 42v , 4e , 2d, marcou 182 gols e sofreu 26 gols, as únicas derrotas das brabas foram em 2 de maio 1 a 2 para o Santos, na Vila Belmiro, pela 5° rodada do campeonato brasileiro e depois no jogo de ida da final do paulistão 0 a 1 para o São Paulo, em 4 de dezembro no Morumbi. 

Foto: Divulgação Federação Paulista de Futebol 

Com o título do paulista o técnico Arthur Elias além da tríplice coroa chegou a 10° conquista em cinco anos no clube, colocando o seu nome definitivamente na história do Corinthians, devido o seu trabalho de excelência no futebol feminino da equipe de Parque São Jorge.

Com as conquistas o Timão arrecadou em premiações  o total de R$ 856 mil, foram R$ 90 mil no paulista, R$290 mil no brasileiro e R$ 476 mil ( 85 mil dólares - última cotação antes da final do dia 19/11/2021). 

Outro fato histórico foi o novo recorde de público no futebol feminino brasileiro, em Corinthians 3 x 1 São Paulo, no dia 8 de dezembro, 30.077 foi o público na Neo Química Arena, quebrando a marca de 16 de novembro de 2019 que era de 28.885 pessoas em outro majestoso feminino, no mesmo estádio e na outra decisão de paulista entre as equipes. 


 




segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Corinthians buscará o tri-tri

 O Timão do futebol feminino, irá em busca de ser tricampeão nessa temporada, já ganhou o brasileiro, a libertadores, e agora almeja o título do paulista na disputa com o São Paulo. 

Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians 

O Corinthians buscará uma façanha no futebol feminino, basta ser campeão do paulista em cima do rival São Paulo para alcançar esse feito. 

O time nessa temporada chegou  aos tris brasileiro (18, 20 e 21) e da Libertadores (17,19 e 21), já no paulistão tem dois títulos (19 e 20), assim conquistando mais esse campeonato chegará a marca histórica de três conquista na temporada e três tricampeonatos, então alcançará o tri-tri e a primeira tríplice coroa do futebol feminino no Brasil. 

Mas a equipe do técnico Arthur Elias, terá que reverter a desvantagem na final do paulista 2021. O alvinegro foi superado pelo São Paulo, no último dia 4 de dezembro, no Morumbi, com a derrota por 1 a 0. As brabas terão que vencer por dois gols de diferença para ganharem mais um título e fazerem história no Timão. 

O jogo da volta da decisão do paulista feminino será na próxima quarta-feira (8), às 21h na Neo Química Arena, pelo time que tem e contando com o grande apoio da fiel torcida, já que a entrada será  gratuita, o Timão terá totais condições de reverter essa desvantagem e alcançar mais um tri na sua história e na temporada. 

Recorde de público 

Lembrando que foi em um Corinthians x São Paulo, no dia 11 de novembro de 2019, no jogo da volta da final do paulista, na Neo Química Arena, que foi alcançado o maior público da história do futebol feminino com 28.862  torcedores e o campeão foi Timão.

Arthur Elias 

No Corinthians desde 2016 Arthur Elias vem alcançando recordes, o treinador tem 200 vitórias em 251 jogos no comando do Timão feminino, a equipe alcançou 784 gols marcados e conquistou 9 títulos - Paulista (19 e 20), Copa do Brasil (16), Brasileiro (18, 20 e 21) e Libertadores (17, 19 e 21).

E agora vai em busca do 10° título em cinco anos de clube, uma média de duas conquistas por ano, antes do alvinegro ele treinou o Centro Olímpico de 2011 a 2014 e Audax Osasco em 2015, pelo paulistão feminino. 

No Paulistão Feminino 

Foto: Divulgação Federação Paulista de Futebol 

Nessses números não está registrado o resultado do jogo da ida da final do paulistão feminino 2021 - São Paulo 1 x 0 Corinthians. 







 

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...