A Copa Africana de Nações 21, teve o seu primeiro mata-mata com sete expulsões em oito jogos e com eliminações precoces de nigerianos e malianos.
Arte: Divulgação/CAF
A Copa Africana de Nações finalizou as oitavas de final na última quarta-feira (26), com a zebra animal típico do continente africano pintando em Camarões, na vitória da Túnisia em cima da tricampeã Nigéria, a outra surpresa foi a eliminação de Mali, que foi superada nos pênaltis por Guiné Equatorial.
As oitavas de final foi marcada por jogos tão disputados, onde nos cinco primeiros jogos tivemos sete expulsões: Obissa (Gabão), Iwobi (Nigéria), Conte (Guiné), Njie (Gâmbia), Andou (Comores), Patrick e Vozinha (Cabo Verde), nas três partidas restantes do mata-mata não teve sequer um cartão vermelho, tivemos três decisões nos pênaltis, 0 a 0 (2), 1 a 0 (2), 2 a 1 (2), 1 a 1 e 2 a 0, este último resultado foi o mais tranquilo dos duelos nessa fase, por sinal foi o único confronto em que houve duas expulsões.
A primeira fase de mata-mata da competição iniciou no dia 23 de janeiro (domingo) às 13h em Limbe, Burkina Faso e Gabão ficaram no 1 a 1, os dois gols foram marcados pelos burkinenses com Traoré e Guira (contra), Obissa (Gabão) foi expulso, após a prorrogação a decisão foi para os pênaltis, e quem levou a melhor foi Burkina Faso por 7 a 6, agora terá pela frente a Tunísia nas quartas de final.
No jogo das 16h a grande surpresa do mata-mata, em Garoua a Nigéria foi superada pelaTunísia por 1 a 0, gol de Msakni, Iwobi (Nigéria) foi expulso, assim os tunisianos enfrentarão Burkina Faso nas quartas de final.
Na segunda-feira (24) às 13h em Bafoussam, Gâmbia venceu Guiné por 1 a 0, gol de Barrow, Conte (Guiné) e Njie (Gâmbia) foram expulsos, na sequência do campeonato vai enfrentar os donos da casa o Camarões.
No jogo das 16h em Yaoundé, Camarões passou por Comores por 2 a 1, gols do artilheiro do torneio Aboubakar e Ekambi, M'Changama descontou para os comorianos, que ainda tiveram Abdou expulso, Gâmbia será o próximo adversário dos donos da casa nas quartas.
No dia 25 de janeiro (terça-feira) às 13h em Bafoussam, Senegal fez 2 a 0 frente a Cabo Verde, com os gols de Mané e Dieng, os cabiverdianos tiveram Patrick é Vozinha expulsos, proporcionando essa vitória mais tranquila, terá como oponente nas quartas a surpresa Guiné Equatorial.
No jogo das 16h em Yaoundé, Marrocos de virada despachou Malawi por 2 a 1, com gols de Nesyri e Hakimi, para os malawianos marcou Mhango, agora o próximo duelo será contra o Egito nas quartas de final.
Na quarta-feira (26) às 13h em Douala, Costa do Marfim e Egito não saíram do 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, nos pênaltis melhor para os egípcios que venceram por 5 a 4, terão como próximo adversário nas quartas o Marrocos.
No jogo das 16h em Limbe, outro 0 a 0 dessa vez entre Mali x Guiné Equatorial, depois de mais de 120 minutos de jogo, na decisão por pênaltis deu Guiné Equatorial por 6 a 5, agora os guineenses vão enfrentar Senegal nas quartas.
Quartas de final
Gâmbia x Camarões - 29/01 às 13h em Douala
Burkina Faso x Tunísia - 29/01 às 16h em Garoua
Egito x Marrocos - 30/01 às 12h em Yaoundé
Senegal x Guiné Equatorial - 30/01 às 16h em Yaoundé
Na Copa Africana de Nações 2021, temos 80 gols em 44 jogos, média de 1,8 gols por partida, sendo que o 1 a 0 esteve presente em 17 jogos, Aboubakar (Camarões) é o artilheiro com 6 gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário