A seleção de Mané do Liverpool, superou a equipe de seu companheiro de clube Salah, e conquistou o título inédito depois de bater na trave duas vezes (2002 e 2019).
Foto: Divulgação/CAF
A seleção do Senegal foi a campeã da Copa Africana de Nações 2021, no último domingo (6), ao derrotar o Egito (maior campeão - 7 títulos) nos pênaltis por 4 a 2, após o empate de 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, em Yaoundé - Paul Biyia Stadium, assim no duelo dos amigos de Liverpool Mané x Salah, deu bom pro senegalês.
A conquista de Senegal foi inédita, já que em 2002 perdeu para Camarões nos pênaltis (3 a 2) e em 2019 foi derrotado por 1 a 0 para Argélia, mas em 2022 faturou o título referente ao ano de 2021, com a vitória nos penais diante dos egípcios (4 a 2), sendo assim um feito histórico para o futebol senegalês, depois de bater na trave duas vezes para ser campeão.
O título senegalês foi invicto com 4v e 3e, marcou 9 gols e sofreu 2 gols, Mané foi artilheiro com 3 gols, apontada como uma das favoritas ao título, fez uma primeira fase preocupante com 1v e 2e, mesmo diante de adversários como: Zimbábue, Guiné e Malawi, não sofreu gol, mas o ataque fez apenas um gol, assim ficou em 1° no Grupo B com 5 pontos.
A equipe só cresceu nos matas-matas, onde alcançou 3 vitórias diante de Cabo Verde, Guiné Equatorial e Burkina Faso, foram classificações sem muitos sustos, já na final contra o Egito, foi um duelo equilibrado e nervoso, Mané teve a chance de abrir o placar aos 6 minutos de jogo, mas Gabiaski defendeu o pênalti cobrado pelo camisa 10 senegalês, porém o craque do Liverpool se redimiu ao acertar a cobrança na disputa de pênaltis, colaborando para o título inédito de campeão africano ao seu país.
Campanha de Senegal
1° Fase - Grupo B (1° 5 pontos)
1 a 0 Zimbábue
0 a 0 Guiné
0 a 0 Malawi
Oitavas de final
2 a 0 Cabo Verde
Quartas de final
3 a 1 Guiné Equatorial
Semifinal
3 a 1 Burkina Faso
Final
0 a 0 Egito
Pênaltis 4 a 2
Arte: Divulgação/CAF
Agora o próximo objetivo de Senegal é chegar a Copa do Mundo do Catar de 2022, fará o duelo decisivo contra o Egito, mais um duelo de Mané x Salah, e dessa vez quem sairá vencedor, após os jogos de ida e volta em março pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da África.
Egito x Senegal - 23/03
Senegal x Egito - 26/03
Se Senegal chegou ao primeiro título da sua história, no último sábado (5), em Yaoundé no Ahmadou Ahidjo, o pentacampeão e donos da casa - Camarões conquistou o 3° lugar no torneio ao vencer nos pênaltis Burkina Faso por 5 a 3, após um empate espetacular de 3 a 3 no tempo regulamentar e na prorrogação.
Na disputa de 3° e 4° lugar, Burkina Faso começou arrasador diante da equipe reserva de Camarões e abriu 3 a 0 (24', 43' e 4' - 2° tempo), com gols de Yago, Onana (contra) e Quattara, a vantagem dos visitantes era grande até os 26 minutos da segunda etapa.
Mas Bahoken diminuiu e o artilheiro do torneio Aboubakar fez dois faltando pouco tempo para encerrar o jogo no tempo normal, deixando tudo igual, foram treis gols em 26 minutos (26', 40' e 42' - 2° tempo).
Levando o jogo para prorrogação onde não houve nenhum gol, então na decisão por pênaltis deu Camarões 5 a 3, ficando com a medalha de bronze, os camaroneses terminaram o torneio invictos com 4v e 3e.
Em março Camarões disputará uma vaga para Copa do Mundo do Catar de 2022, contra a Argélia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da África.
Camarões x Argélia - 23/03
Argélia x Camarões - 29/03
Na Copa Africana de Nações 2021, ao total foram marcados 100 gols em 52 jogos, média de 1,92 gols por jogo, Aboubakar (Camarões) foi o artilheiro com 8 gols, Camarões teve o melhor ataque com 14 gols e Mali a melhor defesa com 1 gol sofrido.
A próxima Copa Africana de Nações, será em 2023 na Costa do Marfim.
Este foi o 9° texto sobre a cobertura da Copa Africana de Nações 2021, o início foi no dia 6 de janeiro e o fim no dia 7 de fevereiro, assim concluo a cobertura do maior campeonato de seleções do continente africano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário