quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol de Cegos, chegou aos 15 pontos e igualou a equipe paraibana na classificação, mas os paulistas tem um jogo a cumprir pela fase de classificação, enquanto os paraibanos jogarão mais duas vezes.

O Corinthians pôs-se na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol de Cegos, ao vencer por 1 a 0 a Apace-PB, no domingo (24), no ICP em João Pessoa (PB), com gol de Tiago Paraná, colocando a equipe paulista ainda com chance de classificação a grande decisão.

Agora o alvinegro alcançou os 15 pontos a mesma pontuação da segunda colocada Apace-PB, em 3° lugar na classificação o Corinthians não pode ser mais superado pelo INV-SP (4°) com 9 pontos, mas se a equipe paraibana vencer o jogo contra a Adesul-CE fora de casa em 25 de outubro, estará na final da competição, pois alcançará o número de seis vitórias, já o Timão mesmo que vença o  INV-SP no dia 8 de outubro em São Paulo, no último jogo da fase de classificação chegará a cinco vitórias no torneio.

Então resta ao Timão torcer para Apadevi-PB não vencer a Adesul-CE, para ainda continuar na briga pela vaga a final da Liga Nacional de Futebol de Cegos e deixar para última rodada a definição do adversário da Agafuc-RS na grande decisão da competição.

Cinco jogos foram realizados pela 6° Rodada da Liga Nacional de Futebol de Cegos, no ICP em João Pessoa (PB), ICENO em Campina Grande (PB) e no C.E São Luis em Canoas (RS), no sábado (23), teve o primeiro 0 a 0 da competição entre Agafuc-RS e Adesul-CE, o resultado deixou a equipe gaúcha na liderança isolada com 20 pontos, enquanto o time de Fortaleza é o 5° colocado com apenas 8 pontos. 

Em Campina Grande o Corinthians-SP fez 2 a 0 na Apadevi-PB, com gols de Jefinho, a equipe paulista permanece em 3° lugar com 12  pontos e os paraibanos na lanterna com 1 ponto, no outro jogo em João Pessoa a Apace-PB venceu de virada por 2 a 1 o INV-SP, com gols de Dudu, Paulinho e Jonatan Felipe, com a vitória o time paraibano  é o vice-líder com 15 pontos, já os paulistas estão na 4° colocação com 9 pontos.

No domingo (24) dois jogos fecharam a 6° Rodada da Liga Nacional de Futebol de Cegos, na capital paraibana o Corinthians-SP bateu a Apace-PB por 1 a 0, com gol de Tiago Paraná, com o resultado os paulista se mantêm em 3° lugar com 15 pontos, enquanto os paraibanos permanecem na 2° colocação com 15 pontos, uma das duas equipes enfrentará a Agafuc-RS na final da competição.

Por fim em Campina Grande a Apadevi bateu o INV-SP por 3 a 0, segue na laterna (6° lugar) do campeonato com 4 pontos, por outro lado conseguiu a primeira vitória no torneio, com um hat-trick de Guegueu, já a INV-SP que chegou a essa rodada ainda com chance de classificação à final, foi eliminada após duas derrotas nesta rodada, segue em 4° lugar com 9 pontos. 


Resultados da 6° Rodada 

23 de agosto

Agafuc-RS 0 x 0 Adesul - CE - C,E São Luis - Canoas (RS)

Apadevi-PB 0 x 2 Corinthians-SP - ICENO - Campina Grande (PB)

Apace-PB 2 x1 INV-SP - ICP - João Pessoa (PB)

24 de agosto

Apace-PB 0 x 1 Corinthians-SP - ICP - João Pessoa (PB)

Apadevi-PB 3 x 0 INV-SP - ICENO - Campina Grande (PB)


Classificação 

                                J   P   V E D  GP GC 

1° Agafuc-RS        8   20  6  2  0  12   4

2° Apace-PB         8   15  5  0  3    8   4

3° Corinthians-SP 9   15  4  3  2  12   9

4° INV-SP             9    9  3  0  6    9  13

5° Adesul-CE        8   8   2  2   4   5   7

6° Apadevi-PB      8   4   1  1  5    7  14


7° Rodada

25 de outubro

Adesul-CE x Apace-PB - 9h - Areninha do Pirambu - Fortaleza (CE)

Agafuc-RS x Apadevi-PB - 9h - C.E São Luis - Canoas (RS)

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Seleções que bateram na trave em Copas do Mundo

Nas 22 edições da Copa do Mundo, temos um grupo de seleções que chegaram próximo do título mundial, mas fracassaram na final, são: Croácia, Holanda, Hungria, Suécia e Tchéquia*, todas equipes europeias que fizeram os seus melhores resultados em Copas, destes se destacaram a Hungria de 54 e a Holanda de 74.

As seleções que bateram na trave em Copas do Mundo são todas europeias: Croácia, Holanda, Hungria, Suécia e Tchéquia*, ao total foram 13 mundias que estas equipes surpreenderam, com a competição passando por quatro continentes, sendo a Europa o continente com o maior número de edições um total de sete torneios, locais foram: Itália 34, França 38, Brasil 50, Suiça 54, Suécia 58, Chile 62, Alemanha 74, Argentina 78, EUA 94, França 98, África do Sul 10, Brasil 14 e Rússia 18.

Foram seleções que não esperava-se que fossem tão longe nas competições, se tornando uma gratas surpresas nas Copas do Mundo e fizeram as melhores campanhas em suas histórias em Copas.

Existiu dois timaços, a Holanda de 74 e a Hungria de 54, pelo o que estavam apresentando tinham grandes chances de conquistar os mundias da Alemanha e da Suíça, mas sucumbiram justamente para o futebol de força da Alemanha, assim as qualidades técnicas (futebol arte) foram superadas nas duas finais de Copas do Mundo.

No momento mais crucial das competições não tiveram força e tradição vencedora, seja na semifinais ou finais de Copas, sendo superadas em sete edições de Copa do Mundo por seleções que tinham ao menos um titulo mundial, foram equipes que fizeram um bom papel na maior competição de futebol do planeta, mas na hora H foram superadas e perderam na hora em que não podiam perder.

A falta de experiência em momentos tão cruciais do torneio ena maioria das oportunidades enfrentando equipes que já sabiam o caminho para chegar ao título da Copa do Mundo.

De todas estas seleções a mais azarada é a Holanda, porque é a maior vice-campeã em Copas do Mundo, disputou as finais das Copas de 1974, 1978 e 2010, perdendo as decisões para Alemanha, Argentina e Espanha, sendo que nas duas primeiras foi superada pelas donas da casa. 

Além dos vices teve um 3° lugar na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quando ganhou do anfitrião e levou a medalha de bronze, então é marcada como a seleção do quase, pelo fato de chegar tão próximo de ser campeã do mundo e fracassar em três oportunidades. 

Copa de 74 - Alemanha 2 x 1 Holanda (perdeu de virada no tempo regulamentar)

Copa de 78 - Argentina 3 x 1 Holanda (prorrogação)

Copa de 10 - Espanha 1 x 0 Holanda (fim da prorrogação)

Copa 14 - Brasil 0 x 3 Holanda (tempo regulamentar)

Das três finais duas foram para prorrogação e na outra sofreu a virada, na maioria das oportunidades perderam nos detalhes, deixando feridas para os holandeses até hoje.

Outros grandes azarões são: Hungria e Tchéquia*, as seleções perderam as duas finais que disputaram, os húngaros foram derrotados em 38 e 54 por Itália e Alemanha, já os tchecos em 34 e 62 por Itália e Brasil, a Itália foi o algoz das duas equipes europeias, depois destas épocas elas não tiveram grande representatividade em Copas, pararam no tempo. 

Depois disso a Tchéquia* foi vice-campeã da Eurocopa 96 e a Hungria jamais passou perto desses feitos do passado, o maior êxito da sua história no futebol é o tricampeonato olímpico (52,64 e 68), já os tchecos levaram o ouro olímpico em 1980.

Finais de Copas do Mundo de Hungria e Tchéquia*.

Copa de 38 - Itália 4 x 2 Hungria - (tempo regulamentar)

Copa de 54 - Alemanha 3 x 2 Hungria (perdeu de virada no tempo regulamentar)

Copa de 34 - Itália 2 x 1 Tchéquia* (perdeu de virada na prorrogação)

Copa de 62 - Brasil 3 x 1 Tchéquia* (perdeu de virada no tempo regulamentar)

Assim a mais castigada nas finais de Copas foi a Tchéquia que sofreu duas viradas, enquanto a Hungria sofreu uma vez.

Por fim temos Suécia e Croácia, duas seleções que tiveram como melhores resultados os vice-campeonatos em 1958 e 2018, os suecos ainda tiveram os terceiros lugares de 1950 e 1994, oportunidades de irem a mais uma final de Copa do Mundo, sendo que em 94 nos EUA perderam para p Brasil por 1 a 0 na semifinal.

O futebol brasileiro é o grande carrasco da seleção sueca, pois conquistou o seu primeiro título mundial em 58 na casa dos suecos em Estocolmo e trinta e seis anos depois eliminou a Suecia na semifinal, o vice-campeonatos em 58 e os terceiros lugares em 50 e 94, são as melhores campanhas suecas em copas do Mundo e para sua infelicidade cruzaram com a seleção brasileira. 

A Croácia é a caçula dessa turma pois tem apenas 26 anos de existência devido a sua independência da ex-Iugoslávia,  na sua primeira Copa em 1998 na França  alcançou o 3° lugar ao vencer a Holanda por 2 a 1, a campanha surpreendente dos croatas contou com um 3 a 0 na Alemanha nas quartas de final, na Fase de Grupos perdeu por 1 a 0 para Argentina e também para as donas da casa por 2 a 1 de virada.

Em 2018 na Rússia a equipe croata conquistou a sua melhor colocação em Copas o vice-campeonato ao perder outra vez para França por 4 a 2, vinte anos atrás os franceses impediram os croatas de disputar a sua primeira final de Copa, mesmo sendo estreante na competição, neste diferente de 98 só perderam um jogo, justamente na decisão do torneio.

O que marcou a seleção croata na Copa do Mundo de 2018 na Rússia foram tres prorrogações e duas decisões por pênaltis nos mata-matas, com isso os jogadores chegaram bem desgastados fisicamente e psicologicamente na decisão e foram superados pelos franceses, que não passaram por nenhuma dessas experiências na Copa, mesmo com o vice-campeonatos colocaram os seus nomes na história do futebol croata.


*Até 1992 era Tchecoslováquia, depois deu origem a duas novas nações, a República Tcheca e a Eslováquia, devido a independência desses povos, em 2016 os tchecos mudaram o nome para Tchéquia. 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Há mais de sete anos palpitei da Copa do Mundo de 2018

Durante a Copa do Mundo da Rússia de 2018 eu tive os meus pitacos nos resultados* dos jogos da competição, no geral tive um aproveitamento de 51,5% de acertos.

A Copa do Mundo de 2018 na Rússia teve 64 jogos e em 33 partidas coloquei os placares com os resultados* que se confirmaram, em apenas seis duelos acertei exatamente o resultado* final dos confrontos.

Meus únicos acertos exatos nos placares finais dos jogos foi somente na primeira fase da Copa, onde tive um aproveitamento de 54%, destaque para o Grupo G (Inglaterra, Bélgica, Panamá e Tunísia) onde só errei um dos seis resultados* e acertei um exato Panamá 1 x 2 Tunísia, no Grupo E (Brasil, Costa Rica, Suiça e Sérvia) dois placares perfeitos: Brasil 2 x 0 Costa Rica e Suiça 2 x 2 Costa Rica.

Na sequência do torneio tive os seguintes aproveitamentos: Oitavas de final 37,5%, Quartas de final 25%, Semifinal 50% e Disputa de 3° lugar e final 100%, abaixo segue as minhas apostas na época.

Meus Pitacos - Resultados Finais

Fase de Grupos 

Grupo A                              

Rússia 2 x 1 Arábia Saudita - 5 x 0

Egito 0 x 2 Uruguai - 0 x 1

Rússia 2 x 0 Egito - 3 x 1

Uruguai 2 x 0 Arábia Saudita - 1 x 0

Grupo B

Portugal 1 x 1 Espanha - 3 x 3

Portugal 1 x 0 Marrocos - 1 x 0

Irã 0 x 2 Espanha - 0 x 1

Grupo C 

França 2 x 0 Austrália - 2 x 1

França 2 x 0 Peru - 1 x 0

Dinamarca 1 x 1 França - 0 x 0

Grupo D

Croácia 1 x 0 Nigéria - 2 x 0

Nigéria 1 x 2 Argentina - 1 x 2

Grupo E

Costa Rica 1 x 2 Sérvia - 0 x 1

Brasil 2 x 0 Costa Rica - 2 x 0

Sérvia 1 x 2 Brasil - 1 x 2

Suiça 2 x 2 Costa Rica - 2 x 2

Grupo F

Suécia 2 x 1 Coréia do Sul - 1 x 0

Coréia do Sul 0 x 1 México - 1 x 2

Alemanha 2 x 1 Suécia - 2 x 1

Grupo G

Bélgica 2 x 0 Panamá - 3 x 0

Tunísia 0 x 2 Inglaterra - 1 x 2

Bélgica 2 x 0 Tunísia - 5 x 2

Inglaterra 2 x 0 Panamá - 6 x 1

Panamá 1 x 2 Tunísia - 1 x 2

Grupo H

Polônia 1 x 2 Colômbia - 0 x 3

Senegal 1 x 2 Colômbia - 0 x 1


Oitavas de final 

França 2 x 1 Argentina - 4 x 3

Brasil 2 x 1 México - 2 x 0

Bélgica 2 x 0 Japão - 3 x 2


Quartas de final 

Uruguai 1 x 2 França - 0 x 2


Semifinal 

França 2 x 1 Bélgica - 1 x 0


Decisão 3° lugar e Final

Bélgica 2 x 1 Inglaterra - 2 x 0

França 2 x 1 Croácia - 4 x 2


As minhas seleções da Copa do Mundo da Rússia de 2018.

Fase de Grupos 

Ochoa (México)

Meunier (Bélgica)

Granqvist (Suécia)

Godin (Uruguai)

Hernández (França)

Casimiro (Brasil)

Modric (Croácia)

Coutinho (Brasil)

Hazard (Bélgica)

Cristiano Ronaldo (Portugal)

Kane (Inglaterra)

Técnico: Martínez (Bélgica)


Oitavas de final 

Subasic (Croácia)

Pavard (França)

Tiago Silva (Brasil)

Mina (Colômbia)

Hernández (França)

Barrios (Colômbia)

Rakitic (Croácia)

Forsberg (Suécia)

William (Brasil)

Mbappé (França)

Cavani (Uruguai)

Técnico: Tite (Brasil)


Quartas de final 

Courtois (Bélgica)

Mario Fernandes (Rússia)

Miranda (Brasil)

Varane (França)

Chadli (Marrocos)

Henderson (Inglaterra)

Modric (Croácia)

Cheryshev (Rússia)

De Bruyne (Bélgica)

Griezmann (França)

Kramaric (Croácia)

Técnico: Martínez (Bélgica)


Semifinal 

Lloris (França)

Trippier (Bélgica)

Varane (França)

Vida (Croácia)

Hernández (França)

Kanté (França)

Modric (Croácia)

Griezmann (França)

Perisic (Croácia)

Hazard (Bélgica)

Mandzucic (Croácia)

Técnico: Dalic (Croácia)


Decisão de 3° lugar e Final

Courtois (Bélgica)

Meunier (Bélgica)

Varane (França)

Umititi (França)

Chadli (Marrocos)

Witsel (Bélgica)

Pogba (França)

De Bruyne (Bélgica)

Griezmann (França)

Mbappé (França)

Mandzucic (Croácia)

Técnico: Deschamps (França)


Seleção da Copa do Mundo de 2018

Cortouis (Bélgica)

Meunier (Bélgica)

Varane (França)

Umititi (França)

Hernández (França)

Kanté (França)

Modric (Croácia)

De Bruyne (Bélgica)

Griezmann (França)

Mbappé (França)

Kane (Inglaterra)

Técnico: Martínez (Bélgica)


*Placares dos vencedores e empates

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Seleções que surpreenderam em estreias na Copas do Mundo

As seleções que fizeram bonito em seu primeiro mundial foram de épocas distintas: décadas de 30, 60 e 90, onde o futebol era distinto nesses períodos, porém fizeram bonito nas suas estreias em Copas e em comum marcaram os seus nomes na história das Copas do Mundo, com as melhores campanhas de estreantes em mundiais.

As três seleções que surpreenderam no seu primeiro mundial são: Tchéquia*, Portugal e Croácia, apesar de serem de épocas distintas ambas fizeram campanhas surpreendente, em 34 a Tchéquia*  disputou a final, teve Nejedly artilheiro da Copa com 5 gols e venceu a Alemanha por 3 a 1 na semifinal, isto para citar a seleção que teve o melhor rendimento entre as três.

Na Copa do Mundo de 1934 na Itália, os tchéquios perderam a final para os donos da casa por 3 a 1, além desse vice-campeonato perderam em 62 para o Brasil pelo mesmo placar, mas pelo fato de ser o seu primeiro mundial em 34, acabou se tornando um destaque maior em relação a 1962 no Chile, duas grandes gerações da história da Tchéquia*. 

A seleção portuguesa de 66 era o time do melhor jogador do futebol na história até então - Eusébio, o Pantera Negra foi muito bem naquele mundial, tanto que foi o artilheiro na Copa da Inglaterra com 9 gols e ajudou us lusitanos a alcançar a melhor campanha do país em Copas do Mundo com o 3° lugar no torneio.

Na primeira fase Copa do Mundo de 1966 na Alemanha, os portugueses fizeram 3 a 1 no Brasil, o poderio de Eusébio foi tão grande que sozinho ele fez 47% dos gols da equipe, por ser estreante em Copas o selecionado lusitano foi bem contundente e só perdeu para campeã Inglaterra na semifinal por 2 a 1.

Em 2006 na Copa da Alemanha o time de Cristiano Ronaldo (maior jogador da história de Portugal), passou perto deste feito pois terminou a Copa em 4° lugar, esse são os maiores resultados de Portugal em Copas do Mundo, das melhores gerações portuguesas (Eusébio e Cristiano Ronaldo).

A Croácia de 98 diferente das outras seleções teve duas derrotas na competição, na primeira fase 2 a 1 para Argentina e o mesmo placar para França na semifinal, Portugal e Tchéquia* perderam apenas uma vez, este novo país que se tornou independente da ex-Iugoslávia em 25 de junho de 1991. 

Em sua primeira aparição em Copa do Mundo foi muito bem por sinal, despachando a Alemanha nas quartas de final com uma goleada de 3 a 0, essa que foi uma das maiores gerações do futebol croata, debutando em um mundial alcançou o 3° lugar, mesma posição de Portugal quando estreante em Copas, Suker foi artilheiro da Copa da França com 6 gols, esta seleção foi a grata surpresa da Copa.

Se em 1998 a Croácia foi surpreendente na sua primeira Copa, na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, liderado por Modric (melhor jogador da Copa de 18) assombrou o mundo ao vencer a Argentina por 3 a 0 na primeira fase, eliminar as donas da casa nas quartas de final  vencendo nos pênaltis por 4 a 3, após o empate de 2 a 2 e a Inglaterra na semifinal por 2 a 1, mas na final perdeu por 4 a 2 para França.

A seleção croata da Copa de 18 era experiente com muito dos seus titulares disputando sua última Copa, mesmo assim apresentou resistência física para enfrentar  duas disputas por pênaltis e três prorrogações seguidas (oitavas de final, quartas de final e semifinal), foi a seleção mais resistente e resiliente da Copa, com isso alcançou o melhor resultado do futebol croata em Copas do Mundo, o vice-campeonato mundial na Rússia, nos seus 34 anos de existência essas duas gerações (1998 e 2018) são as maiores da sua breve história. 

*Até 1992 era Tchecoslováquia, depois deu origem a duas novas nações, a República Tcheca e a Eslováquia, devido a independência desses povos, em 2016 os tchecos mudaram o nome para Tchéquia. 




Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...