O atacante argentino sofreu para aprender o idioma local durante os sete em terras britânicas, tanto que contou com o compatriota Zabaleta como seu intérprete
O atacante Carlos Tevez, de 35 anos, atualmente no Boca Juniors (ARG), teve enorme dificuldades para aprender a língua inglesa, na sua passagem pela Inglaterra (Londres e Machester) entre 2006 e 2013.
O primeiro clube de Tevez na Inglaterra foi o West Ham em 2006, depois de Londres foi para Manchester, onde jogou nos rivais United e City, nos
Red Devils ficou 2007 a 2009 e no
Citzens de 2009 a 2013, durante este período o atacante teve um grande desafio, aprender o inglês, teve tanta dificuldades para aprender o idioma, que o lateral-direito argentino Pablo Zabaleta, foi o seu intérprete quando ele precisava dar broncas ou falar alguma coisa com os seus companheiros, na época que ele foi capitão no Manchester City.
Isso veio a tona na proximidade de mais um clássico de Manchester, City x United, se enfrentam no sábado (7) às 14h30, no Etihad Stadium, em jogo válido pela décima sexta rodada da Premier League, o atacante argentino que teve momentos vitoriosos, conturbados e algumas situações inusitadas nos rivais. Zabaleta chegou a dizer em entrevistas que iria ajudar Tevez a melhorar no inglês, mas acabou não tendo sucesso no auxílio ao atacante.
O atacante brasileiro Jô, atuou com o argentino no Corinthians em 2005, e voltou a ser seu companheiro no City na temporada 2010/2011, juntamente com Tevez foi campeão brasileiro e da Copa da Inglaterra, falou sobre a dificuldade dele com o idioma local.
"Ele tinha um tempo de Inglaterra e sabia falar muito pouco de inglês, mas ainda não era muito "fera". Ele queria dar una bronca ou falar alguna coisa, mas não tinha o vocabulário necessário. Ele pedia para o Zabaleta, que falava muito bem, para poder passar aquilo que ele gostaria de dizer (risos)", disse Jô em entrevista ao ESPN.com.br.
"Eu tive o prazer de encontrá-lo e vi que era a mesma pessoa. Um cara fantástico que tive a chance de jogar duas vezes. No Corinthians ele era muito novo, mas já tinha personalidade muito forte. Ele jogou foi campeão brasileiro, artilheiro do time e eleito o melhor jogador do torneio. É um cara do bem e tranquilo. Desejo sempre sucesso para ele", finalizou o atacante do Nagoya Grampus (JAP).
No City Tevez teve vários problemas com o técnico italiano Roberto Mancini, que tirou dele a braçadeira de capitão da equipe, mesmo com o argentino vindo de temporadas de sucesso com o Manchester City. Na partida contra o Bayern de Munique pela fase de grupos pela Champions League 2011/2012, recusou em entrar em campo, batendo de frente com Mancini, foi afastado do time e despertou a ira de boa parte da torcida dos
Citizens.
No meio de 2009 chegou ao City comprado do rival Manchester United, assinou o contrato para cinco temporadas, onde ficou até 2013, depois foi para Juventus da Itália. Nos
Citizens atuou em 148 partidas, marcou 73 gols e fez 36 assistências. Com a camisa do City foi campeão da Premier League 2011/2012, Copa da Inglaterra 2010/2011 e Supercopa da Inglaterra 2012.
Manchester United
Após a curta passagem pelo West Ham, o argentino chega por empréstimo ao United em 2007, na equipe comandada por Sir Alex Ferguson, veio para formar um poderoso trio de ataque com Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney. Após o sucesso na primeira temporada, Tevez perdeu espaço para o búlgaro Berbatov, o que gerou rumores de que teria uma relação desgastada com Ferguson, sobretudo depois da final da Champions perdida para o Barcelona em 2009.
"Ele quase não falava nada com ninguém. O Rafael e Fábio falavam que ele não trocava muita ideia. Não sei se era o jeitão dele, mas era um cara isolado", disse Rafael Leão, que passou em 2011 pelo time B do United.
Por estar no United por emprétimo, Tevez disse na época a imprensa inglesa que o técnico Alex Ferguson não fez esforços para que ele fosse comprado pelo clube inglês, já o escocês afirmoi que o valor para comprar o jogador junto a MSI era muito alto para o time Manchester. Nos dois anos (2007 - 2009) de Manchester United, Tevez em 99 partidas fez 34 gols e deu 15 assistências. Com a camisa dos
Red Devils conquistou: Premier League 2007/2008, 2008/2009, Copa da Liga Inglesa 2008/2009, Supercopa da Inglaterra 2008, UEFA Champions League: 2007/08 e Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2008