segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Nas quartas de final dos favoritos, Tunísia foi a exceção sendo eliminada

  A Copa Africana de Nações 21, finalizou o segundo mata-mata com Camarões, Egito, Senegal e Burkina Faso que surpreendeu os tunisianos, chegando a semifinal.  

Arte: Divulgação/CAF

A Copa Africana de Nações encerrou as quartas de final no último domingo (30), com a zebra animal típico do continente africano pintando em Camarões, na vitória de Burkina Faso em cima da Tunísia, eliminando os tunisianos, já camaroneses, egípcios e senegaleses confirmaram o favoritismo e também avançaram a semifinal do torneio. 

As quartas de final foi marcada por disputas distintas, enquanto Camarões e Senegal tiveram classificações mais tranquilas, Burkina Faso e Egito, se classificaram com mais dificuldade a próxima fase do torneio, detalhe que os egípcios foram para prorrogação, já os burkinenses ficaram com um menos desde os 37 minutos do segundo tempo, com a expulsão de Quattara (autor do gol de Burkina Faso).

A segunda fase de mata-mata da competição iniciou no dia 29 de janeiro (sábado) às 13h em Douala, Camarões fez 2 a 0 em Gâmbia, Ekambi foi o autor dos dois gols, chegando a 5 tentos no total pelo torneio africano, agora a equipe da casa terá pela frente o Egito (maior campeão da competição com 7 títulos).

No jogo das 16h a grande surpresa do mata-mata, em Yaoundé a Tunísia foi superada por Burkina Faso e perdeu de 1 a 0, gol de Quattara, que foi expulso quase no fim do 2° tempo, assim os burkinenses enfrentarão na semifinal o Senegal.
 
No domingo (30) às 12h em Yaoundé, o Egito venceu de virada Marrocos por 2 a 1, com gols de Salah e Trézéguet, Boufal fez para os marroquinos, na sequência do campeonato vai enfrentar os donos da casa o Camarões. 

No jogo das 16h em Yaoundé, Senegal passou por Guiné Equatorial por 3 a 1, gols de Diedhiou, Kouyaté e Sarr, Buyla   descontou para os guineenses, Burkina Faso será o próximo na semifinal. 

Semifinal 

Burkina Faso  x  Senegal - 02/02 às 16h em Yaoundé

Camarões x Egito - 03/02 às 16h em Yaoundé  

Na Copa Africana de Nações 2021, temos 90 gols em 48 jogos, média de 1,87 gols por partida, sendo que o 1 a 0 esteve presente em 18 jogos, Aboubakar (Camarões) é o artilheiro com 6 gols, mas agora é seguido de perto pelo seu companheiro de equipe Ekambi, que chegou a marca de 5 tentos no torneio. 



quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Nas oitavas das expulsões Nigéria e Mali foram surpreendidas e deram adeus ao torneio

 A Copa Africana de Nações 21, teve o seu primeiro mata-mata com sete expulsões em oito jogos e com eliminações precoces de nigerianos e malianos. 

Arte: Divulgação/CAF

A Copa Africana de Nações finalizou as oitavas de final na última quarta-feira (26), com a zebra animal típico do continente africano pintando em Camarões, na vitória da Túnisia em cima da tricampeã Nigéria, a outra surpresa foi a eliminação de Mali, que foi superada nos pênaltis por Guiné Equatorial. 

As oitavas de final foi marcada por jogos tão disputados, onde nos cinco primeiros jogos tivemos sete expulsões: Obissa (Gabão), Iwobi (Nigéria),  Conte (Guiné), Njie (Gâmbia), Andou (Comores), Patrick e Vozinha (Cabo Verde), nas três partidas restantes do mata-mata não teve sequer um cartão vermelho, tivemos três decisões nos pênaltis, 0 a 0 (2), 1 a 0 (2), 2 a 1 (2), 1 a 1 e 2 a 0, este último resultado foi o mais tranquilo dos duelos nessa fase, por sinal foi o único confronto em que houve duas expulsões. 

A primeira fase de mata-mata da competição iniciou no dia 23 de janeiro (domingo) às 13h em Limbe, Burkina Faso e Gabão ficaram no 1 a 1, os dois gols foram marcados pelos burkinenses com Traoré  e Guira (contra), Obissa (Gabão) foi expulso, após a prorrogação a decisão foi para os pênaltis, e quem levou a melhor foi Burkina Faso por 7 a 6, agora terá pela frente a Tunísia nas quartas de final. 

No jogo das 16h a grande surpresa do mata-mata, em Garoua a Nigéria foi superada pelaTunísia por 1 a 0, gol de Msakni, Iwobi (Nigéria) foi expulso, assim os tunisianos enfrentarão Burkina Faso nas quartas de final. 

Na segunda-feira (24) às 13h em Bafoussam, Gâmbia venceu Guiné por 1 a 0, gol de Barrow, Conte (Guiné) e Njie (Gâmbia) foram expulsos, na sequência do campeonato vai enfrentar os donos da casa o Camarões. 

No jogo das 16h em Yaoundé, Camarões passou por Comores por 2 a 1, gols do artilheiro do torneio Aboubakar e Ekambi, M'Changama descontou para os comorianos, que ainda tiveram Abdou expulso, Gâmbia será o próximo adversário dos donos da casa nas quartas.

No dia 25 de janeiro (terça-feira) às 13h em Bafoussam, Senegal fez 2 a 0 frente a Cabo Verde, com os gols de Mané e Dieng, os cabiverdianos tiveram Patrick é Vozinha expulsos, proporcionando essa vitória mais tranquila, terá como oponente nas quartas a surpresa Guiné Equatorial. 

No jogo das 16h em Yaoundé, Marrocos de virada despachou Malawi por 2 a 1, com gols de Nesyri e Hakimi, para os malawianos marcou Mhango, agora o próximo duelo será contra o Egito nas quartas de final. 
 
Na quarta-feira (26) às 13h em Douala, Costa do Marfim e Egito não saíram do 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, nos pênaltis melhor para os egípcios que venceram por 5 a 4, terão como próximo adversário nas quartas o Marrocos.

No jogo das 16h em Limbe, outro 0 a 0 dessa vez entre Mali x Guiné Equatorial, depois de mais de 120 minutos de jogo, na decisão por pênaltis deu Guiné Equatorial por 6 a 5, agora os guineenses vão enfrentar Senegal nas quartas.

Quartas de final 

Gâmbia x Camarões - 29/01 às 13h em Douala

Burkina Faso x Tunísia - 29/01 às 16h em Garoua

Egito x Marrocos - 30/01 às 12h em Yaoundé 

Senegal x Guiné Equatorial - 30/01 às 16h em Yaoundé   

Na Copa Africana de Nações 2021, temos 80 gols em 44 jogos, média de 1,8 gols por partida, sendo que o 1 a 0 esteve presente em 17 jogos, Aboubakar (Camarões) é o artilheiro com 6 gols.



sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

A fase de grupos da Copa Africana de Nações chegou ao fim com Gana e Argélia eliminadas

 Os tetracampeões ganeses e os atuais campeões os argelinos, caíram precocemente na competição ficando como lanternas nos Grupos E e C com apenas 1 ponto conquistado.

Foto: Divulgação/Lance

A Copa Africana de Nações finalizou a sua terceira   rodada da fase de grupos na última quinta-feira (20), com a zebra animal típico do continente africano pintando em Camarões, na vitória de Comores em cima da tetracampeã Gana, classificando os comorianos e eliminando os ganeses, outra grande surpresa foi a eliminação da Argélia, atual campeã com a derrota para Costa do Marfim. 

Ainda tiveram os tropeços de Burkina Faso, Camarões, Senegal, Guiné, Marrocos e Tunísia, assim os imprevistos deram o ar da graça também  nesse encerramento da primeira fase. 

A terceira rodada iniciou no dia 17 de janeiro, ás 13h em Yaoundé, pelo Grupo A Camarões ficou no 1 a 1 com Cabo Verde, Aboubakar abriu o placar para os donos da casa, mas Rodrigues empatou a partida, acabando com o 100% dos camaroneses no campeonato, no outro  jogo no mesmo horário em Bafoussam, Burkina Faso também ficou no 1 a 1 com a Etiópia, Bayala fez para os burkinenses e Kebede deixou tudo igual, se classificaram para as pitavas: Camarões, Burkina Faso e Cabo Verde. 

Na terça-feira (18), ás 13h em Bafoussam, pelo Grupo B Senegal pela segunda vez consecutiva não saiu do 0 a 0 com Malawi, no mesmo horário em Yaoundé, Zimbábue surpreendeu e venceu Guiné por 2 a 1, com gols de Musona e Karachi, Keita marcou para os guineenses, se classificaram para a oitavas: Senegal, Guiné e Malawi. 

Nos jogos das 16h, em Yaoundé, pelo Grupo C Marrocos fico no 2 a 2 com o Gabão, gols de Boufal e Hakimi para os marroquinos e Allevinah e Aguerd para os gaboneses, no jogo do mesmo horário em Garoua veio a maior zebra do torneio, a seleção de Comores fez 3 a 2 em Gana, eliminando de forma precoce os ganeses, os comorianos com Mugni (2) e Nabouhane se classificaram para as oitavas, Boakye e Djiku fizeram para equipe ganesa. 

Desde os 25 minutos de jogo as estrelas negras ficaram com 10 jogadores em campo com a expulsão de André Ayew após carrinho no braço esquerdo do goleiro comoriano Ben Boina, que foi substituído por Ahamada. Classificaram as oitavas: Marrocos, Gabão e Comores.

Na quarta-feira (19) pelo Grupo D, ás 13h em Garoua, a Nigéria fez 2 a 0 em Guiné Bissau, gols de Umar e Eķong, mantendo-se como a única seleção 100% na fase de grupos, no outro jogo do horário o Egito venceu o Sudão por 1 a 0 com o gol de Monem, para as oitavas classificaram Nigéria e Egito.

Os Grupos E e F foram definidos na quinta-feira (20), às 13h em Douala, pelo Grupo E, Costa do Marfim fez 3 a 1 na Argélia e eliminou os atuais campeões de forma precoce, Kessie, Sangaré e Pépé marcaram para os marfinenses, Bendebka descontou para os argelinos, no outro jogo do horário em Limbe a Guiné Equatorial venceu por 1 a 0 Serra Leoa gol de Ganet, classificaram para as oitavas Costa do Marfim e Guiné Equatorial. 

Nos jogos das 16h pelo Grupo F, em Limbe surpreendeu e venceu a Tunísia por 1 a 0, com o gol de Jallow nos acréscimos, no outro jogo do horário em Douala, Mali fez 2 a 0 na Mauritânia, com gols de Haidara e Koné, os classificados nesse grupo foram Mali, Gâmbia e Tunísia.  

Classificação final dos grupos 

Grupo A

Camarões 7

Burkina Faso 4

Cabo Verde 4

Etiópia 1

Grupo B

Senegal 5

Guiné 4

Malawi 4

Zimbábue 3

Grupo C

Marrocos 7

Gabão 5

Comores 3

Gana 1

Grupo D 

Nigéria 9

Egito 6

Sudão 1

Guiné Bissau 1

Grupo E

Costa do Marfim 7

Guiné Equatorial 6

Serra Leoa 2

Argélia 1

Grupo F

Gâmbia 7

Mali 7

Tunísia 3

Mauritânia 0


Oitavas de final 

Burkina Faso x Gabão - 23/01 às 13h - Limbe

Nigéria x Tunísia - 23/01 às 16h - Yaoundé 

Guiné x Gâmbia - 24/01 às 13h - Bafoussam 

Camarões x Comores - 24/01 às 16h - Yaoundé 

Senegal x Cabo Verde - 25/01 às 13h - Bafoussam 

Marrocos x Malawi - 25/01 às 16h - Yaoundé 

Costa do Marfim x Egito  - 26/01 às 13h - Douala

Mali x Guiné Equatorial - 26/01 às 16h - Limbe


Na Copa Africana de Nações 2021, temos 68 gols em 36 jogos, média de 1,8 gols por partida, sendo que o 1 a 0 esteve presente em 15 jogos, Aboubakar (Camarões) é o artilheiro com 5 gols.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Segunda rodada da Copa Africana de Nações classifica treis para as oitavas

 A penúltima rodada da 1° Fase classificou Camarões, Marrocos e Nigéria a primeira fase eliminatória da competição. 

Arte: Divulgação/CAF

A Copa Africana de Nações finalizou a sua segunda  rodada da fase de grupos no último domingo (16), diferente da primeira rodada a zebra animal típico do continente africano pintou em Camarões, na vitória de Guiné Equatorial em cima da atual campeã Argélia

Ainda tiveram os tropeços de Gana, Senegal, Mali e Costa do Marfim,  assim os imprevistos deram o ar da graça nesse início de competição. 

A segunda rodada iniciou no dia 13 de janeiro, em Yaoundé pelo Grupo A Camarões goleou a Etiópia por 4 a 1 de virada, já que Dukele abriu o placar para os etíopes aos 4 minutos, os leões indomáveis empataram quatro minutos depois com Ekambi, na segunda etapa com treis gols em 14 minutos os donos da casa definiram a parada com Aboubakar (2) e Ekambi de novo, definindo também a classificação as oitavas, no jogo de fundo Burkina Faso bateu Cabo Verde com gol de Bandé, as duas seleções ainda estão na briga pela classificação e a Etiópia tem chance muito remota.

Na sexta-feira (14) foi dia de quatro jogos, em Bafoussam pelo Grupo B Senegal e Guiné não saíram do 0 a 0, quem se achou bom esse resultado foi Malawi que venceu por 2 a 1 o Zimbábue, Wadi abriu a contagem para os zimbabuanos e Mhango duas vezes virou para os malauianos, com o empate no jogo um e a vitória de Malawi, o grupo ficou embolado e até Zimbábue pode beliscar uma vaga entre os melhores terceiros.

Fechando o dia em Yaoundé pelo Grupo C, Marrocos fez 2 a 0 em Comores com gols de Amallah e Aboukhlal e conseguiu vaga para oitavas, no jogo de fundo Mali vencia até os 42 do segundo tempo com o gol de Ayew, mas aos 43 Allevinah deixou tudo igual, complicando a situação dos ganeses que terão que buscar a vitória a todo custo para se classificarem, já os gaboneses um empate no mínimo lhe dá a chance de classificação nem que seja entre os melhores terceiro, já Comores estará a espera de um milagre. 

Sábado (15) foi dia do Grupo D, em Garoua a Nigéria não tomou conhecimento do Sudão e já no 1° tempo abriu 3 a 0, gols de Chukwuweze, Awoniyi e Simon, Kedr descontou para os sudaneses, com isso a Águia já está nas oitavas, no outro jogo o Egito venceu Guiné Bissau por 1 a 0 com o gol de Salah, dando um passo importante rumo a classificação, esse grupo por sinal na última rodada todos ainda está na briga por um ou dois lugar(res) nas oitavas.

Os Grupos E e F tiveram jogos no domingo (16) em Douala, ontem pelo Grupo F, Mali saiu na frente de Gâmbia com Koné e Barrow empatou aos 45 minutos do segundo tempo, com isso as duas seleções estão iguais nas primeiras posições do grupo, na maior goleada da competição a Tunísia fez 4 a 0 na Mauritânia, se mantendo vivo na briga pela classificação, os gols tunisianos foram de: Mathlouthi, Khazri (2) e Jaziri, esse grupo está em aberto e todos com chance de obterem as vagas para as oitavas, até Mauritânia pode buscar a vaga de melhores  terceiros.

O Grupo E ficou para o fim da segunda rodada, em Limbe, Costa do Marfim ficou duas vezes na frente e apenas empatou por 2 a 2 com Serra Leoa, devido uma falha grotesca do goleiro Sangaré aos 48 minutos, para os marfinenses marcaram Haller e Pepé, para os serra-leoninos os Kamaras Musa Kamara e Alhaji Kamara, o último jogo da segunda rodada veio a maior surpresa da competição até aqui, a atual campeã Argélia foi surpreendida pela Guiné Equatorial, gol de Obono garantindo a vitória histórica para os guinenses, o grupo está aberto com qualquer um dos quatro podendo se classificar as oitavas.

Assim a classificação dos grupos ficou a seguinte:

Grupo A

Camarões 6

Cabo Verde 3

Burkina Faso 3

Etiópia 0

Grupo B

Senegal 4

Guiné 4

Zimbábue 3

Malawi 0

Grupo C

Marrocos 6

Gabão 4

Gana 1

Comores 0

Grupo D 

Nigéria 6

Egito 3

Sudão 1

Guiné Bissau 1

Grupo E

Costa do Marfim 4

Guiné Equatorial 3

Serra Leoa 2

Argélia 1

Grupo F

Gâmbia 4

Mali 4

Tunísia 3

Mauritânia 0

Hoje iniciará a 3° Rodada em Yaoundé, no Estádio Olembe, pelo Grupo A, às 13h Cabo Verde x Camarões, no mesmo horário em Bafoussam Burkina Faso x Etiópia. Na Copa Africana de Nações 2021, temos 41 gols em 24 jogos, média de 1,7 gols por partida, sendo que o 1 a 0 esteve presente em 12 jogos, Aboubakar (Camarões) é o artilheiro com 4 gols.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Primeira Rodada da Copa Africana de Nações foi finalizada sem surpresa

 Os 12 primeiros jogos da Copa Africana de Nações 2021 foram realizados, com os resultados dentro da normalidade. 

Arte: Divulgação/CAF 

A Copa Africana de Nações finalizou a sua primeira rodada da fase de grupos na última quarta-feira (12), sem nenhum resultado surpreendente, a zebra animal típico do continente africano ainda não pintou em Camarões, assim tudo segue dentro da normalidade nesse início de competição. 

Depois do início no último domingo (9), o torneio seguiu na segunda-feira (10), com quatro jogos, em Bafoussam pelo Grupo B, Senegal venceu Zimbábue por 1 a 0 gol de pênalti de Mané aos 52 minutos do 2° tempo, no duelo seguinte Guiné superou Malawi pela contagem mínima gol de Sylla aos 35 minutos de jogo.

 Ainda no dia 10 de janeiro em Yaoundé pelo Grupo C, Marrocos fez 1 a 0 em Gana gol de Boufal aos 38 minutos do segundo tempo e Gabão passou por Camores com o gol de Boupenza aos 16 minutos de jogo. 

Na terça-feira (11) em Douala pelo Grupo E, Argélia e Serra Leoa ficaram no 0 a 0, por sinal o primeiro empate sem gols do torneio, em Garoua pelo Grupo D, a Nigéria passou pelo Egito por 1 a 0, gol de Ieanacho aos 30 minutos de jogo, no duelo seguinte Sudão e Guiné protagonizaram outro 0 a 0 na competição.

A quarta-feira (11) foi o dia do encerramento da 1° Rodada do torneio, em Limbe pelo Grupo F, a Tunísia foi superada por Mali por 1 a 0 com o gol de Koné aos 48 minutos de partida, no jogo de fundo Gâmbia superou Mauritânia também pela contagem mínima, gol de Jallow aos 10 minutos da primeira etapa, no último jogo da rodada em Doula pelo Grupo E, Costa do Marfim fez 1 a 0 com gol de Gradel com apenas 5 minutos do início do duelo.

Assim a classificação dos grupos ficou a seguinte:

Grupo A

Camarões 3

Cabo Verde 3

Burkina Faso 0

Etiópia 0

Grupo B

Senegal 3

Guiné 3

Zimbábue 0

Malawi 0

Grupo C

Marrocos 3

 Gabão 3

Gana 0

Comores 0

Grupo D 

Nigéria 3

Sudão 1

Guiné Bissau 1

Egito 0

Grupo E

Costa do Marfim 3

Argélia 1

Serra Leoa 1

Guiné Equatorial 0

Grupo F

Gâmbia 3

Mali 3

Tunísia 0

Mauritânia 0

Hoje iniciará a 2° Rodada em Yaoundé, no Estádio Olembe, pelo Grupo A, às 13h Camarões x Etiópia e às 16h Cabo Verde x Burkina Faso. Na Copa Africana de Nações 2021, temos 12 gols em 12 jogos, sendo 1 a 0 (9), 0 a 0 (2) e 2 a 1 (1), Aboubakar (Camarões) é o artilheiro com 2 gols.

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

A triste eliminação do Petrolina

 A ferinha sertaneja abriu 2 a 0, mas a parte física pesou nos minutos finais da partida e a Aparecidense virou a partida em 3 a 2.

Foto: Divulgação/Petrolina

Tudo parecia encaminhado para o Petrolina se classificar para 2° Fase na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022, gols aos 36 minutos de jogo com Cristhian e logo aos 9 minutos da segunda etapa o segundo com Kinho, mas o imponderável apareceu no Joaquinzão em Taubaté, de uma classificação encaminhada para uma triste eliminação, foi o que aconteceu no interior de São Paulo. 

O jogo era decisivo com a vitória sendo necessária tanto para a Aparecidense/GO como para fera sertaneja, quem iniciou em cima foi a equipe de Goiás com um sistema de 3 5 2 , se atirou ao ataque com seis ou sete jogadores e apenas os treis zagueiros mais recuados, impondo uma pressão no ataque e empurrando o Petrolina no seu campo de defesa, que  limitava-se a defender no início de jogo. 

A equipe da Aparecidense manteve o 3 5 2 do empate com o Taubaté em 1 a 1 do jogo anterior, gol de cabeça de Alex, mas o técnico Rodrigo Limiro promoveu treis mudanças na sua equipe tirando os zagueiros Felipe Kauan e Marcelo e o volante Iago, trazendo de volta ao time Bruno e promovendo como titulares pela primeira vez o zagueiro Jair Estêvão e o volante Jhonny, mantendo a estrutura do duelo anterior, mas dessa vez contando com dois zagueiros na sua linha de treis zagueiros, já que Bruno é lateral direito de origem.   

Assim a equipe goiana teve em campo Bruno, Jair Estêvão e Matheus Castro como zagueiros, Jhonny e Felipe Braz com volantes, nas alas Dyego pela direita e Gabriel do outro lado, Danilo como meia centralizado, no ataque o meia Yan e Alex.

Foto: Divulgação/Aparecidense 

O Petrolina do técnico Assis manteve a mesma equipe da vitória histórica de 1 a 0 diante do Botafogo/RJ na 2° rodada, a diferença é que a equipe voltou ao 4 4 2 como fora na derrota por 2 a 0 na estreia diante do Taubaté, contra os cariocas a equipe jogou no 4 3 3 com Popó no ataque, ele com um cruzado de cabeça  fez o gol da vitória da Ferinha sertaneja, contra os paulistas atuou no meio, já que o time estava disposto no 4 4 2.

Em campo o Petrolina na linha de quatro defensores teve João Carlos, Marcelo , Hebert e Eduardo, a frente estavam os volantes Paulo Jayke e Allan, os meias Cristhian e Popó, no ataque Torinho e Kinho. 

Arte: Divulgação/Petrolina 

O JOGO

A Aparecidense iniciou melhor o duelo, mas pecava no no arremate a gol, assim foi desperdiçando chances com Danilo (2), Yan e Alex, a pressão da equipe goiana era tão grande que o Petrolina só chegou ao ataque aos 30 minutos em um chute de Cristhian, no  minuto seguinte João Carlos (melhor dos pernambucanos em campo) cruzou na área e Kinho se enroscou  com a bola perdendo uma boa oportunidade no ataque, a fera sertaneja começava a equilibrar o jogo, aos 35 minutos foi a vez de Eduardo que arriscou da entrada da área, Ramon bateu roupa e cedeu escanteio. 

No escanteio pela esquerda de ataque João Carlos cruzou na cabeça de Paulo Jayke, Ramon defendeu e no rebote Cristhian a perna esquerda  abriu a contagem aos 36 minutos para fera sertaneja, minutos após o gol a Aparecidense mostrou nervosismo com Yan e Felipe Braz levando cartões amarelos em faltas em Torinho, aos 43 minutos a maior chance do Camaleão, Paulo Jayke erra o passe no meio Felipe Braz aciona Danilo que arrisca de longe, Weverton deixa bola escapar das suas mãos que bate caprichosamente na trave, o goleiro ainda conseguiu pega-lá antes da chegada de Alex, no mesmo minuto contra ataque para o Petrolina e Popó perde uma chance clara na área de frente a Ramon que bloqueia o chute, ainda aos 46 minutos Yan cobra falta na barreira.

Logo na volta do 2° tempo a Aparecidense promoveu três alterações, buscando melhorar na equipe que estava pecando nas finalizações, saíram Dyego, Felipe Braz e Danilo, mexidas que mudaram o meio campo goiano, entraram Guilherme, Diogo e Lucas Bispo, sangue novo no Camelão em busca da virada, em transmissão pela RCE FM eu citei os treis como opções para segunda etapa, mas na minha visão somente Alex e Dyego deveriam sair, assim somente Guilherme e Lucas Bispo viriam a campo.

A tônica do primeiro tempo seguiu com a Aparecidense em cima da Petrolina, mas dessa vez a fera sertaneja encontrava o contra-ataque,  aos 5 minutos Kinho é acionado na direita de ataque entra na área e desperdiça uma boa oportunidade chutando cruzado em cima de Ramon que bateu roupa, mas não chegou no rebote, aos 9 minutos em mais um escanteio pela esquerda de ataque João Carlos cobra na cabeça de Kinho agora 2 a 0 fera sertaneja, curioso que os treis gols da equipe de pernambucano no torneio foram de escanteio do mesmo lado de ataque cobrados pelo lateral direito, na vitória contra o Botafogo foi João Carlos que cobrou e o meia Popó que concluiu de cabeça para o gol. 

A classificação do Petrolina se encaminhava muito bem, para desespero da Aparecidense, que via a possibilidade de brigar por uma vaga na segunda fase distante, aos 14 minutos Kinho outra vez tem uma boa chance na área com liberdade mas pega mal na bola e manda por cima da meta de Ramon, era uma fera sertaneja mais perigosa na segunda etapa, aproveitando dos espaços que a equipe goiana deixava na sua defesa.

Aos 19 minutos Kinho teve outra chance mas dessa vez recuou para Ramon, o jogo se mostrava uma Aparecidense com mais posse de bola mas sem assustar a meta de Weverton e o Petrolina chegando bem em contra-ataques, com 25 minutos substituições na fera sertaneja entradas de Laércio e Kenetty para saídas de Popó e Kinho, o técnico Assis buscou fechar mais a equipe já que Laércio é volante e aos 26 minutos já levou o cartão amarelo ficando pendurado no jogo, com isso Paulo Jayke foi adiantado para meia, não mudando taticamente a equipe, ainda aos 29 minutos mais uma mudança no time pernambucano vem Gederson e sai Eduardo. 

A partir dos 30 minutos fica visível o cansaço no Petrolina que fica bem mais reativo e sem opção de contra-ataque como no início da etapa complementar, é aí que vem o problema, pois percebendo isso a Aparecidense se joga mais ao ataque. 

Aos 33 minutos Matheus Castro cobra falta na entrada da área a bola bate na barreira e vai a escanteio, aos 35 minutos depois de tanto pressionar a equipe goiana diminui com Diogo de cabeça  em cruzamento da direita de ataque de Guilherme, somente aos 40 minutos a fera sertaneja aparece no ataque em falta próximo da área do Camaleão, a defesa goiana manda pra escanteio. 

Aos 42 minutos Alex fica na cara de Weverton que faz defesa impedindo o empate goiano, já próximo do fim de jogo mesmo com dificuldade pela questão física a fera sertaneja estava se classificando com o 2 a 1, aos 45 minutos de novo a dupla Guilherme e Diogo, que poderiam ser dupla sertaneja em Goiás hein, o camisa 22 cruzou novamente da direita e de carrinho Diogo de novo empata o duelo, as trocas de Rodrigo Limiro dando resultado, e o mapa da mina era do lado de Gedersson, que entrou na segunda etapa como sangue novo, mas não teve sossego na lateral esquerda, com o empate a fera sertaneja não dependia de si para se classificar teria que torcer para o Taubaté vencer o Botafogo no jogo de fundo no interior Paulista, já para os goianos a esperança de brigar pela classificação dependia de mais um gol.

Aos 47 minutos veio o golpe de misericórdia no Petrolina, novamente pelo lado esquerdo da sua defesa, mas dessa foi Alex que cruzou pra Diogo fazer o hat-trick e virar para equipe de Aparecida de Goiânia, agora 3 a 2 camaleão, aos 50 minutos a fera sertaneja ainda teve uma falta no ataque mas João Carlos mandou a cima da meta de Ramon, encerrado o sonho dos garotos de Petrolina pela classificação, já a Aparecidense tinha que a aguardar o resultado de Taubaté x Botafogo.


Com a vitória de 2 X 0 do Botafogo, no Grupo 14 classificaram Botafogo e Taubaté que superou a Aparecidense no saldo de gols, uma tristeza para os garotos da fera sertaneja que estavam tão próximos da classificação, mas infelizmente a questão física no fim do duelo acabou pesando, eles que fizeram uma vaquinha para poderem pagar as passagem do sertão pernambucano até o vale do Paraíba para disputa da copinha, acabaram parando na primeira fase do torneio.

Para os garotos sertanejos que foram as ruas de Petrolina pedir ajuda para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022, foi muito triste a forma como foram eliminados da competição.  



  



 


segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Copa Africana de Nações inicia com Camarões e Cabo Verde vencendo

 Na abertura da competição a seleção da casa venceu por 2 a 1 Burkina Faso e os cabiverdianos despacharam Etiópia pela contagem mínima. 

Arte: Divulgação/CAF

As seleções de Camarões e Cabo Verde começaram com o pé direito na 33° edição da Copa Africana de Nações, jogando diante do seu torcedor no estádio Olembé  em Yaoundé, os camaroneses sairam em desvantagem com o gol de Sangaré 24 minutos em falha de Onana, Aboubakar em dois pênaltis convertidos aos 40 e 48 minutos definiu a virada ainda no 1° tempo, já no jogo de fundo os cabiverdianos fizeram 1 a 0 na Etiópia com o gol de Tavares aos 46 minutos de jogo.

Agora as equipes lideram o Grupo A da competição com 3 pontos, na próxima quinta-feira (13) as seleções voltarão a campo no mesmo local da estreia, Camarões terá pela frente a Etiópia às 13h e Cabo Verde enfrentará Burkina Faso às 16h.

Hoje ainda teremos quatro,  jogos pelo Grupo B em Bafoussam, às 10h Senegal x Zimbábue e às 13h Guiné x Malawi, já no Grupo C em Yaoundé, às 13h Marrocos x Gana e às 16h fechando o dia Comores x Gabão.   

As estreias 

1° Gol - Sangaré (Burkina Faso)

1° Assistência - Traoré ( Burkina Faso)

 1° Cartão Amarelo - Yago (Burkina Faso)

1° Cartão Vermelho - Yared (Etiópia)

1° VAR - Pênalti de Traoré (Burkina Faso) em Anguissa (Camarões)


A Copa Africana de Nações 2022 é disputada por 24 seleções divididas em seis grupos de quatro equipes, os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros avançam as oitavas de final, a fase de grupos é de 9 á 20 de janeiro, a grande decisão será dia 6 de fevereiro às 16h no Estádio Olembé em Yaoundé.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Lá vem a Copa Africana de Nações

 

A grande competição do continente africano iniciará em 9 de janeiro com cobertura exclusiva da Band, esse ano será em Camarões, a grande decisão está marcada para o dia 6 de fevereiro.



Foto: Divulgação/CAF

A Copa Africana de Nações 2021 chega a sua 33ª edição e Camarões será sede pela segunda vez da competição, a outra vez tinha sido em 1972, o torneio será disputado por 24 seleções pelas cidades camaronesas de Yaoundé (capital), Douala, Garoua, Bafoussam e Limbe, serão seis grupos com quatro seleções onde somente os dois primeiros e os quatro melhores terceiros de cada grupo avançarão as oitavas de final, o atual campeão é a Argélia que em 2019 venceu o Senegal por 1 a 0 no Cairo (Egito), o Egito é o maior vencedor com 7 conquistas.

Primeira fase (grupos) - 09 á 20 de janeiro
Oitavas de final - 03 á 26 de janeiro
Quartas de final - 29 e 30 de janeiro
Semifinal - 02 e 03 de fevereiro
Disputa 3º e 4º lugar - 06 de fevereiro ás 13:00*
Final - 06 de fevereiro ás 16:00*



Arte: Divulgação/CAF



Grupo A: Camarões, Burkina Faso, Cabo Verde e Etiópia (Yaoundé e Bafoussam)
Grupo B: Guiné, Malawi, Senegal e Zimbabwe (Bafoussam e Yaoundé)
Grupo C: Gabão, Comores, Gana e Marrocos (Yaoundé - Garoua)
Grupo D: Egito, Guiné-Bissau, Nigéria e Sudão (Garoua - Yaoundé)
Grupo E: Argélia, Costa do Marfim, Guiné Equatorial e Serra Leoa (Douala - Limbe)
Grupo F: Gâmbia, Mali, Mauritânia e Tunísia (Limbe - Douala)
  
Oitavas de final 

Jogo 1 - 2° A x 2° C  13h 23/01 - Limbe
Jogo 2 - 1° D x 3° B/E/F  16h 23/01 - Garua

Jogo 4 - 1° B x 3° A/C/D 13h 25/01 - Bafoussam
Jogo 3 - 1° F x 2° E 13h 26/01 - Limbe

Jogo 5 - 2° B x 2° F 13h 24/01 - Bafoussam
Jogo 6 - 1° A x 3° C/D/E 16h 24/01 - Yaoundé  

Jogo 7 - 1° E x 2° D 16h 26/01 - Duala
Jogo 8 - 1° C x 3° A/B/F 16h 25/01 - Yaoundé 

  Quartas de final 

Jogo 2 - Vencedor do jogo 3 x Vencedor do jogo 4 13h 29/01 - Duala

Jogo 1 - Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2 16h 29/01 - Garua

Jogo 3 - Vencedor do jogo 7 x Vencedor do jogo 6 13h 30/01 - Yaoundé 

Jogo 4 - Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 8 16h 30/01 - Duala
 
Semifinais

Jogo 1 - Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo  4 16h 02/02 - Duala 

Jogo 2 - Vencedor do jogo 2 x Vencedor do jogo 3 16h 03/02 - Yaoundé 

Disputa 3°/4° lugar

Perdedor do jogo 1 x Perdedor do jogo 2 13h 06/02 - Yaoundé 

Final 

Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2 16h 06/02 - Yaoundé 




A Copa Africana de Nações 2021 terá jogadores africanos com destaque no cenário internacional das seguintes seleções: 

Argélia 

Mahrez - Manchester City 
Ounas - Napoli
Benrahma - West Ham
Bennacer - Milan
Bensebaini-Borussia Moenchgladbah 
Slimani - Sporting 
Brahimi - Al Rayyan
Mandi - Villarreal 
Feghouli - Galatassaray 

Senegal

Mané - Liverpool 
Mendy - Chelsea
Diallo - PSG
Ballo-Touré - Milan 
Koulibaly - Napoli 
Gueye - PSG
Kouyaté - Crystal Palace 
Sarr - Watford
Dia - Villarreal 

Costa do Marfim 

Haller - Ajax
Kessié - Milan 
Boly - Wolverhampton
Zaha - Crystal Palace 
Aurier - Villarreal 
Sangaré - PSV
Bailly - Manchester United 
Odilon - Bayer Leverkusen 

Marrocos

Hakimi - Internazionale 
En-Nesyri - Sevilla
Munir - Sevilla 
Bounou - Sevilla  

Camarões 

Ekambi -  Lyon
Anguissa - Napoli 
Aboubakar - Al Nassr
Choupo-Moting - Bayern de Munique 
Onana - Ajax 

Egito 

Salah - Liverpool 
Elneny - Arsenal 
Marmoush - Sttutgart

Gabão 

Aubameyang - Arsenal 

Guiné 

Keita - Liverpool 

Gana

Partey - Arsenal 
Mensah - Columbus Crew
Ayew - Crystal Palace  
Paintsil - Genk
Amartey - Leicester  
Baba - Mallorca 

Mali

Haidara - Red Bull Leipezig
Kouyaté - Metz
Samassekou - Hoffenheim
Koulibaly - Nantes
Camara - Red Bull Salzburg 

Nigéria 

Iwobi - Everton
Ienacho - Leicester 
Igualo - Al Shabab
Ndidi - Leicester 
Chukwueze - Villarreal 
Awoniyi - Union Berlin

Tunísia 

Rekik - Arsenal 
Khazri - Saint Éttienne
Skhiri - Colônia 

Burkina Faso 

Tapsoba - Bayer Leverkusen 
 
Os favoritos ao título são: Argélia campeã da última edição e da Copa árabe 22 vem embalada, Senegal vice-campeã em 19 também chega forte, Camarões como o país sede vem com força rumo ao hexa.

Um degrau abaixo se encontram Nigéria, Egito e Costa do Marfim, são seleções que poderão  chegar longe e desbancar uma dessas favoritas. Já Marrocos, Mali, Gana e Tunísia, são  franco atiradores e estão em outro escalão podendo ser uma grata surpresa na competição, o restante serão meros coadjuvantes, o destaque vai para o Gabão de Aubameyang do Arsenal. 

Estádios








CAMPEÕES

Pos.PaísTítulosVice-campeonatos3ª colocação4ª colocação
1Flag of Egypt.svg Egito(1957, 1959[a], 1986, 1998, 2006, 2008, 2010)(1962, 2017)(1963, 1968, 1974)(1976, 1980, 1984)
2Flag of Cameroon.svg Camarões(1984, 1988, 2000, 2002, 2017)(1986, 2008)(1972)(1992)
3Flag of Ghana.svg Gana(1963, 1965, 1978, 1982)(1968, 1970, 1992, 2010, 2015)(2008)(1996, 2012, 2013, 2017)
4Flag of Nigeria.svg Nigéria(1980, 1994, 2013)(1984, 1988, 1990, 2000)(1976, 1978, 1992, 2002, 2004, 2006, 2010, 2019)0
5Flag of Côte d'Ivoire.svg Costa do Marfim(1992, 2015)(2006, 2012)(1965, 1968, 1986, 1994)(1970, 2008)
6Flag of Algeria.svg Argélia(1990, 2019)(1980)(1984, 1988)(1982, 2010)
7República Democrática do Congo RD Congo(1968, 1974[b])0(1998, 2015)(1972)
8Flag of Zambia.svg Zâmbia(2012)(1974, 1994)(1982, 1990, 1996)0
9Flag of Tunisia.svg Tunísia(2004)(1965, 1996)(1962)(1978, 2000, 2019)
10Flag of Sudan.svg Sudão(1970)(1959, 1963)(1957)0
11Flag of Ethiopia.svg Etiópia(1962)(1957)(1959)(1963, 1968)
Flag of Morocco.svg Marrocos(1976)(2004)(1980)(1986, 1988)
12Bandeira da África do Sul África do Sul(1996)(1998)(2000)0
13Flag of the Republic of the Congo.svg Congo(1972)00(1974)

Arte: Divulgação/Wikipédia

Prováveis classificados as oitavas de final: Camarões, Burkina Faso, Etiópia, Senegal, Guiné, Zimbábue, Marrocos, Gana, Gabão, Egito, Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Mali, Tunísia e Gâmbia.

A competição o terá o limite de 60% a 80% da capacidade de publico nos estádios como prevenção ao covid19, os 80% será aplicado somente em jogos da seleção da casa - Camarões, já o restante dos outros jogos será com o 60% de capacidade. 

No início de dezembro, a CAF e o governo de camarões concordaram com protocolos rígidos de saúde que serão seguidos, incluindo o fato de que apenas torcedores vacinados serão permitidos dentro dos locais de jogos. Todas as partes ainda estão totalmente comprometidas com a implementação do acordo, incluindo outros protocolos sanitários que foram adotados.


*horário de Brasília

domingo, 2 de janeiro de 2022

Vem aí a Copinha 2022

 A maior competição brasileira do futebol júnior, iniciará neste domingo (2) com quatro jogos, a abertura será em Bálsamo (Grupo 3), no Estádio Manoel Francisco Ferreira, às 13h45 no jogo Mirassol/SP x Taguatinga/DF.

Foto: Anderson Rodrigues/Paulistão 

A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022 será Sub 21, já que a edição de 2021 não foi realizada devido a pandemia do covid19, esse ano a Copinha chega a 52° edição da competição organizada pela Federação Paulista de Futebol, serão 128 equipes divididas em 32 grupos em 30 cidades pelo estado de São Paulo, apenas os dois primeiros de cada grupo classificarão a 2° Fase.

O início será em 2 de janeiro e o seu fim no dia 25 de janeiro (aniversário da cidade de São Paulo), a grande decisão ainda não tem local definido, já que o Pacaembu está em obras.

Arte: Divulgação/Wikipédia 

O último campeão é o Internacional/RS em 2020, o maior campeão é o Corinthians com 10 títulos, na sequência Fluminense e Internacional tem cinco taças, o Timão tem 18 finais, o São Paulo chegou a 11 decisões, mas só tem quatro conquistas. 

1° Fase de 02 a 11 de Janeiro - Grupos

Matas-Matas

2° Fase 12 e 13 de Janeiro 

3° Fase 14 e 15 de Janeiro 

Oitavas de Final 16 e 17 de Janeiro 

Quartas de Final 18 e 19 de Janeiro 

Semifinal 21 e 22 de Janeiro 

Final 25 de Janeiro 

Na copinha será permitido o acesso ao publico, desde que apresente o comprovante de vacinação do covid19 com as duas doses ou com dose única apresentar o teste PCR ou o teste antígeno negativo com 48h ou 24h antes do jogo, uso de máscara em todos os setores, distanciamento social e álcool em gel.


Artes: Divulgação/Paulistão 

A RCE FM  estará cobrindo as equipes do Pernambuco e do Rio Grande do Sul. 

Grupo 14 - Taubaté 

Petrolina

Botafogo/RJ

Aparecidense/GO

Taubaté/SP

Grupo 20 - Itapira

Retrô 

Palmas/TO

Itapirense/SP

Cruzeiro/MG

Grupo 3 - Bálsamo 

Sport

Taguatinga/DF

Mirassol/SP

Confiança/SE

Grupo 9 - Iacanga

Santa Cruz

União ABC/MS

União Iacanga/SP

Novorizontino/SP

Grupo 30 - São Paulo/Ibrachina 

Náutico 

Serranense/MG

Ibrachina/SP

Internacional de Limeira/SP

Grupo 5 - Franca 

Juventude

Ponte Preta/SP

Francana/SP

Confiança/PB

Grupo 25 - Mogi das Cruzes 

Internacional 

Portuguesa/SP

União Mogi/SP

São Raimundo/RR

Grupo 10 - Jaú

Grêmio 

Mixto/MT 

XV de Jaú/SP

Castanhal/PA

A competição terá a seguinte quantidade de representantes por regiões:

Norte 10 

Centro Oeste 10

Sul 12

Nordeste 27

Sudeste 69 (São Paulo 56) 


Arte: Divulgação/Paulistão 

União Iacanga, Ska Brasil e Ibrachina estrearão na copinha 22, assim Iacanga, Santana do Parnaíba e São Paulo-Ibrachina debutarão como sedes na competição.

Os Grupos 26, 27 e 11 - Guarulhos - Guarulhos e Flamengo de Guarulhos, Mauá - Mauá e Mauaense e São Carlos - São Carlos e São Carlense, são os únicos grupos com equipes da mesma cidade, em Mauá e Guarulhos teremos a rivalidade das equipes locais, diferente de São Carlos. 

Remo, Paysandu, Figueirense, Gama, Brasiliense, América/RN, ABC, Botafogo/PB, Campinense, Sampaio Correia, Moto Clube, CSA, Sergipe, Manaus e Nacional/AM, são equipes importantes nos seus estados e regiões que estarão de fora da copinha em 2022.




Corinthians e Apace brigam por vaga na decisão da Liga Nacional

Timão venceu a Apace-PB por 1 a 0 em João Pessoa (PB), e se colocou na briga pela vaga na final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol d...